Aprender juntos na era digital: inclusão, gamificação e personalização na Educação do futuro

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-6009-134-4

DOI: 10.5281/zenodo.14835118

Descrição: Vivemos em uma era marcada por transformações tecnológicas e sociais que estão redefinindo a maneira como aprendemos e ensinamos. A educação, uma das bases mais importantes para o desenvolvimento humano e social, está sendo desafiada a se adaptar a esse novo cenário. "Aprender Juntos na Era Digital: Inclusão, Gamificação e Personalização na Educação do Futuro" surge como
O livro aborda a inclusão digital como um ponto de partida essencial. Em um mundo onde o acesso à tecnologia ainda não é universal, discutir formas de conectar comunidades marginalizadas ao ambiente digital é indispensável para promover igualdade de oportunidades. Esta obra explora estratégias para superar as barreiras de acesso e garantir que todos, independentemente de suas condições socioeconômicas, possam participar dessa nova era educacional.
Outro destaque da obra é a gamificação , uma abordagem que tem revolucionado o aprendizado ao incorporar elementos de jogos na educação. A gamificação torna o processo de aprendizagem mais dinâmico
A personalização do aprendizado também ocupa um papel central nesta obra. Com os avanços tecnológicos, especialmente no campo da Inteligência Artificial, é possível adaptar o ensino às necessidades, ritmos e interesses de cada aluno. Esse modelo personalizado não apenas melhora o desempenho acadêmico, mas também reforça a autonomia dos estudantes, ajudando-os a identificar e explorar seus próprios talentos e paixões.
Além de discutir essas ferramentas e metodologias, o livro reflete sobre o papel do educador na era digital. Os professores deixam de ser apenas transmissores de conhecimento e passam a ser facilitadores, mentores e guias nesse novo cenário. Este processo de transformação do papel do educador é detalhado com profundidade, destacando a importância da formação contínua e do domínio das novas tecnologias para a prática pedagógica.
"Aprender Juntos na Era Digital" também traz exemplos reais de iniciativas educacionais que utilizam a tecnologia, a gamificação e a personalização para promover resultados significativos. Estudos de caso e histórias de biodiversidade ilustram como essas práticas estão sendo rompidas em diferentes contextos e os impactos positivos que elas têm gerado na vida de estudantes e comunidades ao redor do mundo.
O livro não ignora os desafios e reflexões éticas envolvidas nesse processo. Ele se questiona como equilibrar o uso da tecnologia com a preservação dos valores humanos e como garantir que o avanço digital não amplie desigualdades, mas seja uma ferramenta de inclusão. Assim, a obra oferece uma visão crítica e fundamentada sobre o uso responsável da tecnologia na educação.
Por fim, “Aprender Juntos na Era Digital” convida educadores, gestores, estudantes e entusiastas da educação a refletirem sobre o papel transformador da tecnologia no aprendizado.

Organizadores: Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Alberto da Silva Franqueira e Silvanete Cristo Viana

Autores: Adilza Raquel Cavalcanti dos Santos; Adriana da Penha Caldeira; Alessandra Caires da Silva; Aline Socorro de Andrade; Andreza Carolina Ramos Lôbo; Ângela Soares Mota Machado; Angelica Silva Fortunato; Bruno Gadelha de Lima; Carolina Santin Calçada; Célio Bispo de Souza; Cleberson Cordeiro de Moura; Cleia Monteiro Aguiar; Creilson de Jesus Conceição; Daniel Ferreira dos Santos; Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Daniela Polonini Caetano Scharra; Daniele Aparecida de Moura Castro; Denise Cabral; Deysielle Frasão de Araújo; Edna Oliveira de Carvalho; Eduardo Batista Gomes Chaves; Elanir Menezes Rodrigues; Eliana Maria de Sousa Lima e Sousa; Eliane Marchi; Eliane Pereira Lopes; Eliete Campana Dias Moreira; Elizabeth Monica da Silva Gomes; Elzilene Alves da Silva; Fabiana Colli Zerbone; Felipe Carvalho de Oliveira; Franciane Becalli Pereira das Posses; Francisco Rodrigues de França Filho; Geórgia Silva Soares Novais; Gerri Adriano Oliveira Sacramenta; Giuliana Ribeiro Carvalho; Gláucia Maria Cotta; Guilherme Gabler Cazeli; Ítalo Martins Lôbo; Jaquelina Aparecida de Oliveira; Jocelino Antonio Demuner; Juçara Aguiar Guimarães Silva; Juniel Dos Santos De Carvalho; Karla Karine Silva dos Santos; Leonardo Furtado Coqueiro; Lília Cordeiro Machado; Liliane Emilio Rodrigues; Lillian Rodrigues Estevanovic Mendes; Luciana de Carvalho Alves Porto; Luciano Gabriel dos Santos; Marcelle Dutra França Fernandes; Marcia Davel; Márcia Rejani de Pinho Fernandes; Marcia Romão Silva; Márcia Santos Sacramenta; Márcio Rubens de Paula Medeiros; Maria Emilia de Souza Melo Francio; Marilda Rocha; Marinete dos Santos Pereira; Marinete Louzada Pio; Marlene Carvalho Alves de Almeida; Marlene Sebastiana Mazoco Marluce de Carvalho Alves dos Santos; Mônica De Souza Scopel Silva; Mônica Zagoto Andrião Lozório; Monique Bolonha das Neves Meroto; Ocimar Cezer Barp; Olendina Bonet de Queiroz; Paulo Roberto Brito Pimentel; Paulo Sérgio Quaresma Campanharo; Pedro Soares Magalhães; Raquel Garcia Nery; Raquel Nogueira Fernandes da Silva Angelo; Rosa Maria da Silva Oliveira; Rose Cristina Veiga de Faria; Rosimeri Cararo; Sebastião Cezar Rodrigues; Sheila Costa Silva Pareschi; Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Silvanete Cristo Viana; Silvania Micênio de Oliveira Marinho; Simone Zagoto Andrião; Tatiani Bonfim Bianchini; Thaís Cristina Bonfim Ferreira; Ubiranilze Cunha Santos; Wiliandra Viana Borges; Zilda Maria de Vargas Dalvi.

Capítulos
Capítulo 1
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Edna Oliveira de Carvalho; Gerri Adriano Oliveira Sacramenta; Marcia Romão Silva; Márcia Santos Sacramenta; Ocimar Cezer Barp; Sebastião Cezar Rodrigues
DOI: 10.5281/zenodo.14834525

Capítulo 2
INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA: METODOLOGIAS E RECURSOS PRÁTICOS
Cleberson Cordeiro de Moura; Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Andreza Carolina Ramos Lôbo; Angelica Silva Fortunato; Bruno Gadelha de Lima; Célio Bispo de Souza; Ítalo Martins Lôbo; Rose Cristina Veiga de Faria; Wiliandra Viana Borges
DOI: 10.5281/zenodo.14834531

Capítulo 3
O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA TRANSFORMAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Marcelle Dutra França Fernandes; Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Edna Oliveira de Carvalho; Franciane Becalli Pereira das Posses; Guilherme Gabler Cazeli; Monique Bolonha das Neves Meroto; Ocimar  Cezer Barp; Sebastião Cezar Rodrigues
DOI: 10.5281/zenodo.14834547

Capítulo 4
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE
Cleberson Cordeiro de Moura; Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Silvanete Cristo Viana; Edna Oliveira de Carvalho; Gerri Adriano Oliveira Sacramenta; Márcia Santos Sacramenta; Rosa Maria da Silva Oliveira; Ubiranilze Cunha Santos
DOI: 10.5281/zenodo.14834556

Capítulo 5
BIG DATA NA EDUCAÇÃO: ANALISANDO O FUTURO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA COLETA E ANÁLISE DE DADOS
Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Bruno Gadelha de Lima; Aline Socorro de Andrade; Juniel Dos Santos De Carvalho; Maria Emilia de Souza Melo Francio; Silvanete Cristo Viana
DOI: 10.5281/zenodo.14834562

Capítulo 6
EXPLORANDO O POTENCIAL DA REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÕES E APLICAÇÕES PRÁTICAS
Bruno Gadelha de Lima; Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Carolina Santin Calçada; Karla Karine Silva dos Santos; Lília Cordeiro Machado; Márcia Rejani de Pinho Fernandes; Maria Emilia de Souza Melo Francio
DOI: 10.5281/zenodo.14834570

Capítulo 7
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TECNOLOGIA ASSISTIVA: CAMINHOS PARA A EQUIDADE
Juçara Aguiar Guimarães Silva; Adilza Raquel Cavalcanti dos Santos; Adriana da Penha Caldeira; Cleia Monteiro Aguiar; Daniel Ferreira dos Santos; Eliana Maria de Sousa Lima e Sousa; Elizabeth Monica da Silva Gomes; Elanir Menezes Rodrigues; Jaquelina Aparecida de Oliveira; Sheila Costa Silva Pareschi
DOI: 10.5281/zenodo.14834583

Capítulo 8
O USO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Leonardo Furtado Coqueiro; Luciano Gabriel dos Santos; Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.14834589

Capítulo 9
UMA ABORDAGEM NAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Luciano Gabriel dos Santos; Leonardo Furtado Coqueiro; Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.14834595

Capítulo 10
GAMIFICAÇÃO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: CRIANDO EXPERIÊNCIAS INTERATIVAS PARA O ENGAJAMENTO ESTUDANTIL
Eduardo Batista Gomes Chaves; Luciana de Carvalho Alves Porto; Marlene Carvalho Alves de Almeida; Marluce de Carvalho Alves dos Santos
DOI: 10.5281/zenodo.14834602 

Capítulo 11
APRENDIZAGEM COLABORATIVA E METODOLOGIAS ATIVAS: PRÁTICAS INOVADORAS
Eliane Pereira Lopes; Eliane Marchi; Giuliana Ribeiro Carvalho; Jocelino Antonio Demuner
DOI: 10.5281/zenodo.14834604 

Capítulo 12
INCLUSÃO DIGITAL E ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: POLÍTICAS E PRÁTICAS
Geórgia Silva Soares Novais; Alessandra Caires da Silva; Daniela Polonini Caetano Scharra; Eliane Marchi
DOI: 10.5281/zenodo.14834610

Capítulo 13
A RELEVÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE RECOLHA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE PIQUET CARNEIRO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Paulo Roberto Brito Pimentel; Márcio Rubens de Paula Medeiros; Pedro Soares Magalhães; Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.14834613

Capítulo 14
AVALIAÇÃO FORMATIVA NO CONTEXTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS
Ângela Soares Mota Machado
DOI: 10.5281/zenodo.14834654

Capítulo 15
TECNOLOGIAS PARA INCLUSÃO DIGITAL: ESTRUTURAS E POLÍTICAS PARA GARANTIR ACESSO EQUITATIVO À EDUCAÇÃO DIGITAL
Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Daniele Aparecida de Moura Castro; Fabiana Colli Zerbone; Felipe Carvalho de Oliveira; Lillian Rodrigues Estevanovic Mendes; Olendina Bonet de Queiroz; Raquel Garcia Nery; Thaís Cristina Bonfim Ferreira
DOI: 10.5281/zenodo.14834724 

Capítulo 16
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DE REDES DE APOIO ESCOLAR
Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Cleberson Cordeiro de Moura; Daniele Aparecida de Moura Castro; Liliane Emilio Rodrigues; Lillian Rodrigues Estevanovic Mendes; Marinete Louzada Pio; Maria Emilia de Souza Melo Francio; Tatiani Bonfim Bianchini
DOI: 10.5281/zenodo.14834733

Capítulo 17
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: IMPACTOS E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DO FUTURO
Denise Cabral; Marcia Davel; Marinete dos Santos Pereira; Paulo Sérgio Quaresma Campanharo; Raquel Nogueira Fernandes da Silva Angelo; Silvania Micênio de Oliveira Marinho; Zilda Maria de Vargas Dalvi
DOI: 10.5281/zenodo.14834746

Capítulo 18
DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA O DOCENTE NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS
Mônica De Souza Scopel Silva; Creilson de Jesus Conceição; Deysielle Frasão de Araújo; Eliete Campana Dias Moreira; Elzilene Alves da Silva; Francisco Rodrigues de França Filho; Marlene Sebastiana Mazoco; Rosimeri Cararo
DOI: 10.5281/zenodo.14834753

Capítulo 19
PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM NOVO PARADIGMA PARA O CURRÍCULO ESCOLAR
Gláucia Maria Cotta; Marcia Davel; Marilda Rocha; Mônica Zagoto Andrião Lozório; Raquel Nogueira Fernandes da Silva Angelo; Simone Zagoto Andrião; Zilda Maria de Vargas Dalvi
DOI: 10.5281/zenodo.14834757



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !