Registros de Representação Semiótica no Ensino de Geometria: um estado da arte das teses e dissertações (1996 a 2019)

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-6009-122-1

DOI: 10.29327/5468807

Descrição: O presente estudo realiza uma investigação caracterizada pela metodologia do Estado da Arte sobre a utilização da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval em pesquisas científicas brasileiras relacionadas ao ensino de Geometria. Para isso, foram reunidas teses e dissertações publicadas no Brasil no período compreendido entre os anos de 1996 a 2019 sobre a Teoria aplicada a esse vasto campo do conhecimento. Nesse estudo, foram identificados os principais enfoques presentes nessas pesquisas, baseando-se nas investigações de Duval a respeito do ensino de Geometria, verificando as dificuldades apresentadas pelos alunos tanto da Educação Básica como do Ensino Superior. Da prática em sala de aula, foi possível perceber que as dificuldades salientadas pelos discentes no que se refere ao entendimento e à aprendizagem desses conteúdos já existiam há muito tempo. Nesse sentido, a intenção desta pesquisa foi buscar uma forma alternativa de abordá-los de forma mais simples, tendo como referencial teórico as idéias de Duval, a partir de análise dos episódios ocorridos em sala de aula na abordagem e no tratamento de conteúdos da disciplina. Após análises feitas no material encontrado, observou-se que essa Teoria pode ser aplicada nas aulas de Matemática, em especial nas aulas de Geometria, justificando sua crescente utilização em investigações que envolvem o processo de ensino e aprendizagem no campo da Educação Matemática.

Autor: Rubens Saviano

Capítulos
INTRODUÇÃO 

Capítulo 1
PERCURSO METODOLÓGICO DA INVESTIGAÇÃO 

Capítulo 2
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Capítulo 3
ANÁLISES DAS TESES E DISSERTAÇÕES SELECIONADAS PARA A PESQUISA 

Capítulo 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS 

APÊNDICE

O autor



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