Semiaridez Brasileira: Uma Riqueza Não Revelada

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-6009-104-7 (digital)

ISBN: 978-65-6009-105-4 (impresso)

DOI: 10.29327/5430336

Descrição: As linhas criteriosamente desenhadas neste espaço definem, de forma discursiva, circunstanciada e numa perspectiva histórica, uma análise crítica e autocrítica das condições, situações e contingências que envolveram o desenvolvimento de experiências relacionadas as questões sobre Sociedade, Natureza e seus Potenciais no contexto do Semiárido brasileiro. 
São ressaltados elementos constitutivos de trajetórias que foram significativas no sentido de nortear novos desafios e gerar conhecimento em eixos lacunares. Assim, escrever sobre as vivências e os saberes identificados na caminhada pela Semiaridez significa analisar essa terra, verificar o processo de mudanças, as indagações do que mudou e em que isso se transformou, ou está se transformando. É um ato de reflexão que traduz realmente o que significa essa região. Nesse sentido, a dimensão desse desafio é percebida quando se observa que este livro é um retrato de atores sociais vistos por múltiplas facetas através do tempo e do espaço, possibilitando inferências de suas capacidades e de sua forma de se relacionar com o meio ambiente. Crítica que conduz forçosamente à avaliação dos resultados obtidos em relação à relevância das práticas para fortalecer as ações estratégicas voltadas para o desenvolvimento regional, conservação, proteção dos recursos naturais e restauração de sistemas naturais degradados. 
Considerando os eixos estruturantes do livro, estes foram direcionados através da emoção e da razão considerando os traços das intensas vivências, tendo a memória como ponto de apoio na construção escrita dos elementos que identificam os momentos significativos desse exercício. 
Assim, as linhas introdutórias não são finalizadas, mas continuadas e apresentam um belo convite ao leitor para passear pelos caminhos que levam as definições de percepções registradas pelas experiências voltadas para a compreensão da relação Homem, Ambiente e Potencialidades dentro de um contexto modelado por vidas na Semiaridez. Portanto, vamos todos juntos concretizar e ampliar o sonho de querer construir o conhecer nesses espaços de imensas riquezas.

Autora: Alecksandra Vieira de Lacerda

Capítulos
Pensamentos Reflexivos Introdutórios

Os Primeiros Traços: Definindo Identidade, Pessoas e Lugares no Contexto Histórico das Faixas da Semiaridez Brasileira

O Semiárido Brasileiro: Berço de Vida, Modelo de Resistência

Sistemas Ecológicos das Terras Semiáridas: Perdas de Riquezas e Simplificação dos seus Espaços

Ações Estratégicas para Impulsionar o Desenvolvimento Regional com Responsabilidade Ambiental nas Áreas de Terras Secas do Brasil

A EcosSustentabilidade e os EcoMandamentos: Definições de Rotas que Direcionam o Caminho para a Sustentabilidade no Semiárido Brasileiro

Referências


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !