Descobertas em Educação: Ensino e Aprendizagens - Volume 4

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-6009-109-2

DOI: 10.5281/zenodo.13864217

Descrição: Neste compêndio, desvendamos os intricados meandros da pedagogia contemporânea, mergulhando em um oceano de pesquisa, reflexão e inovação. Sob a égide da ciência e da erudição, somos conduzidos por um roteiro meticulosamente construído, cujo propósito transcende a mera transmissão de conhecimento, alçando voos que alcançam a essência mesma da experiência educacional.
Da sala de aula tradicional aos ambientes digitais, das teorias pedagógicas clássicas às vanguardistas, cada página é um convite à reflexão crítica e à renovação do olhar sobre o processo educativo. Emerge, assim, um panorama multifacetado, onde a interdisciplinaridade e a interação entre diferentes correntes de pensamento enriquecem o debate e ampliam horizontes.
A riqueza deste trabalho reside não apenas na sua amplitude temática, mas também na sua capacidade de instigar o pensamento crítico e promover o diálogo construtivo. Através de uma abordagem interdisciplinar, os autores lançam pontes entre os domínios da psicologia, sociologia, neurociência e outras áreas correlatas, enriquecendo assim o debate em torno das práticas educacionais.
Que os leitores, ávidos por conhecimento, encontrem aqui não apenas respostas, mas também estímulos para novas indagações e descobertas, e que esta contribuição para o campo da educação seja celebrada e perpetuada através das eras. Espera-se que as reflexões aqui contidas inspirem novos rumos, novas práticas e, sobretudo, novas formas de compreender e valorizar o sublime ato de educar.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues; Adriano Melo Aguiar; Alexandra Pinto da Silva; Amélia Rodrigues Ricieri; Brenno Gomes de Barros; Carla Fernanda Moura de Moraes; Cristiane Afonso de Lima dos Santos; Fátima Sueli Vidoto Ricardo; Fernanda Campello Nogueira Ramos; Hugo José Coelho Corrêa de Azevedo; Ilda Jaqueline Magaieski da Silva; Ithairisa Favero Lima; Jéssica Lorrayne Ananias da Silva; João Vitor Pires Lima de Alcantara Neri; Lady Dayane Rodrigues da Silva; Lilian Gomes Andrade Cardoso; Lucas de Paula da Silva; Luciana Rossi Nascimento; Márcia Lacerda da Silva; Maria Dora Morais Santos; Maria Luisa de Souza Carmo; Michela Cristina da Silva; Neide Rossi; Néria Beatriz Vasconcelos de Queiroz; Priscila Nataly Oliveira Rigonato; Rayssa Amandha da Silva Ribeiro Rocha; Roseleide Cidreira dos Santos; Rubens Saviano; Silvana Alves Silva Dias; Simone Alexandre da Silva; Suzana da Luz Veríssimo; Tatiane de Souza Gil; Thamara Magaly Barboza Silva; Vanderleia Maria Barbosa; Verônica Barbosa Andrade.

Capítulos
Capítulo 1
AS TEORIAS CURRICULARES NAS PESQUISAS ACADÊMICAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA NO PERÍODO PANDÊMICO (2020-2022)
Hugo José Coelho Corrêa de Azevedo; Fernanda Campello Nogueira Ramos; Brenno Gomes de Barros

Capítulo 2
MAQUETES COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR:  UM ENFOQUE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
João Vitor Pires Lima de Alcantara Neri; Jéssica Lorrayne Ananias da Silva; Lady Dayane Rodrigues da Silva; Ilda Jaqueline Magaieski da Silva

Capítulo 3
POR QUE CARL ROGERS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?
Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues

Capítulo 4
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E OS ESTUDOS DE RAYMOND DUVAL APLICADOS AO ENSINO MATEMÁTICA
Rubens Saviano

Capítulo 5
CONTRIBUIÇÃO DA ARTE AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Neide Rossi; Tatiane de Souza Gil; Adriano Melo Aguiar; Maria Dora Morais Santos; Luciana Rossi Nascimento

Capítulo 6
A INCLUSÃO COMEÇA PELA EDUCAÇÃO
Alexandra Pinto da Silva; Márcia Lacerda da Silva; Amélia Rodrigues Ricieri; Carla Fernanda Moura de Moraes; Fátima Sueli Vidoto Ricardo; Maria Luisa de Souza Carmo; Thamara Magaly Barboza Silva; Ithairisa Favero Lima; Roseleide Cidreira dos Santos; Néria Beatriz Vasconcelos de Queiroz

Capítulo 7
O PROTAGONISMO DO ALUNO E O PAPEL DAS METODOLOGIAS ATIVAS
Lilian Gomes Andrade Cardoso; Verônica Barbosa Andrade; Márcia Lacerda da Silva; Ithairisa Favero Lima

Capítulo 8
A AVALIAÇÃO COMO PROCESSO CONTÍNUO E INDIVIDUALIZADO NA APRENDIZAGEM
Lucas de Paula da Silva; Michela Cristina da Silva; Fátima Sueli Vidoto Ricardo; Cristiane Afonso de Lima dos Santos

Capítulo 9
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIRETRIZES E PRÁTICAS
Vanderleia Maria Barbosa; Suzana da Luz Veríssimo; Verônica Barbosa Andrade; Priscila Nataly Oliveira Rigonato

Capítulo 10
INCLUSÃO E DIVERSIDADE NAS ESCOLAS
Rayssa Amandha da Silva Ribeiro Rocha; Cristiane Afonso de Lima dos Santos; Silvana Alves Silva Dias

Capítulo 11
O PAPEL DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Suzana da Luz Veríssimo; Simone Alexandre da Silva

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !