ISBN: 978-65-6009-099-6
DOI: 10.29327/5424082
Descrição: Este estudo traz à tona a discussão sobre as Metodologias Ativas e sua aplicabilidade nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, levando-se em consideração que os recursos didáticos e metodológicos assumem a corresponsabilidade no contexto da educação, a partir das rápidas mudanças que ocorrem no mundo, principalmente no tecnológico, ao qual o ensino precisa adaptar-se e inovar-se constantemente. Diante dessa conjuntura, o objetivo principal desta pesquisa é compreender o papel pedagógico das Metodologias Ativas para uma aprendizagem significativa na Educação Física. Este Trabalho de Conclusão Final – TCF traz como problemática a seguinte questão: de que maneira as Metodologias Ativas podem contribuir para despertar o interesse dos alunos e o enriquecimento das aulas de Educação Física no Ensino Médio? Para responder a esta indagação utilizou-se como método a pesquisa bibliográfica por se considerar que investigações anteriores para apropriação das informações daquilo que já fora produzido sobre o assunto é de suma importância na elaboração de trabalhos acadêmicos, bem como, a pesquisa de campo, tendo a análise de prosa como técnica da análise dos dados coletados junto aos alunos de uma Escola de Ensino Médio para saber sobre a percepção destes sobre as aulas de Educação Física. Do que foi visto, conclui-se que os alunos consideram importante a Educação Física em suas vidas, porém, consideram que as metodologias aplicadas nas aulas são enfadonhas, repetitivas e desinteressantes e avaliam que a utilização de ferramentas tecnológicas seria muito importante para tornar as aulas criativas, dinâmicas e mais participativas.
Autor: Márcio Rubens de Paula Medeiros
Capítulos
Capítulo 1
INTRODUÇÃO
Capítulo 2
METODOLOGIA
Capítulo 3
REVISÃO DE LITERATURA
Capítulo 4
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Capítulo 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Capítulo 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Capítulo 7
ANEXO
O autor
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK