O Uso das Tecnologias Digitais integrado à sala de aula: Dialogicidade à Práxis do Docente e ferramenta cidadã de construção de aprendizagem

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-6009-092-7

DOI: 10.29327/5413272

Descrição: O presente trabalho aborda temática vital para a sociedade mundial no século XXI: educação e tecnologias, a digitalidade e conectividade no contexto escolar influenciando os processos interativos de aprendizagem significativas em sala de aula e as engrenagens capitalista. O objetivo fulcral gravitou em analisar o uso das tecnologias digitais integrado à sala de aula dialogicidade necessária à práxis docente e como ferramenta cidadã de construção de aprendizagem. Para o suporte teórico-metodológico investigou-se as contribuições de: Perrenoud (1999), Freire (2001), Moran (2015), Ponce (2015), Cortella (2016), Paro (2016), Schuartz & Sarmento (2020), Tornaghi (2010) e Spricigo & Filho (2020) dentre outros que abordaram as relações: educação e tecnologias digitais, metodologias ativas, capitalismo lutas de classes, ética, competências, TDIC, Cultura digital, inclusão e exclusão digitais. Para a pesquisa empírica foi elaborado questionário via Google Docs., aplicado em uma turma de 3ª série, ensino médio, tarde, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marechal Humberto de A. C. Branco, rede estadual de Piquet Carneiro-Ceará. Por fim, constatou-se a deficiência no uso e integração dos recursos tecnológicos na instituição; a baixa conectividade que dificulta a vida da comuna; uma tímida diminuição da exclusão digital no universo pesquisado, favorecida, em parte, pelo projeto do governo estadual de doação de tablets e chips para os educandos; os discentes são digitais, mas os dados da análise apontam para uso excessivo das redes sociais, uma das consequências: expostos à desinformação.

Autor: Paulo Roberto Brito Pimentel

Capítulos
Capítulo 1
Introdução

Capítulo 2
Metodologia

Capítulo 3
Educação e tecnologias digitais nos processos de globalização na comunidade de aprendizagem: percursos e desafios

Capítulo 4
Cultura digital, ética e cidadania: uma realidade dialógica

Capítulo 5
Instrumentos de gestão: ferramentas didático-pedagógica e a BNCC

Capítulo 6
Considerações Finais

Capítulo 7
Referências Bibliográficas

Capítulo 8
Anexos

O Autor


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !