As Metodologias Ativas como estratégia de enfrentamento ao fracasso escolar no Ensino Fundamental

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-6009-091-0

DOI: 10.29327/5413178

Descrição: Desde os primórdios da história no Brasil e no mundo, a educação é analisada e estudada a fim de se encontrar causas e por conseguinte, soluções para o fracasso escolar, mais difundido no Brasil, a partir dos anos 70. Este trabalho visa contribuir para a identificação das causas do atual fracasso escolar, através da análise dos dados estatísticos apresentados pelo Saeb e Ideb, buscando encontrar soluções para o problema com a contribuição da instituição das Metodologias Ativas de Ensino. Tendo por base o estudo dos professores norte-americanos Bonwell e Eisen, precursores das Metodologias Ativas e a contribuição de diversos outros pensadores da educação como Freire, Glasser, Cortella, dentre outros, a fim de destacar como se caracterizam os principais problemas, considerados atualmente como causas do fracasso escolar, perpassando pelo que dizem as leis educacionais brasileiras, suas evoluções e aplicabilidade. A presente obra tem como finalidade contribuir para o crescimento educacional, especialmente no que tange ao fortalecimento da autonomia de estudantes e professores, apresentando de forma eficaz, como utilizar as metodologias ativas no enfrentamento ao fracasso na escola. O estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais, da Base Nacional Comum Curricular e dos princípios metodológicos das Metodologias Ativas fundamentam a presente obra, uma vez que aliada à dedicação e ao comprometimento docente, ela pode e deve interferir direta e positivamente na sociedade, visando o desenvolvimento crítico e cidadão dos estudantes, que passam a gerir mais assertivamente, sua própria história. O procedimento metodológico se apoiará na pesquisa bibliográfica acerca do tema delimitado e na interpretação crítica das teorias apresentadas pelos diversos autores.

Autora: Tereza Oliveira Sabino

Capítulos
Capítulo 1
INTRODUÇÃO

Capítulo 2
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Capítulo 3
MARCO METODOLÓGICO

Capítulo 4
RESULTADOS E DISCUSSÃO

Capítulo 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Capítulo 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A autora



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