ISBN: 978-65-6009-083-5
DOI: 10.29327/5411048
Descrição: A educação é um campo vasto e multifacetado que continuamente se adapta às mudanças sociais, tecnológicas e pedagógicas. No século XXI, a interdisciplinaridade tornou-se uma abordagem crucial para enfrentar os desafios educacionais contemporâneos. Este livro, "Pesquisas em Educação: um olhar multidisciplinar no século XXI", oferece uma coletânea de estudos e análises que abordam diversos aspectos do processo educativo, desde a educação infantil até a inclusão e o ensino religioso, proporcionando uma visão abrangente e integrada.
Os capítulos deste livro foram organizados para refletir a diversidade e a complexidade da educação atual. Cada capítulo representa um tema crucial que foi meticulosamente estudado por especialistas na área. Através de pesquisas empíricas, estudos de caso e análises teóricas, os autores exploram as múltiplas facetas da educação, oferecendo insights valiosos para educadores, pesquisadores e formuladores de políticas educacionais.
Este livro pretende não apenas informar, mas também inspirar uma prática educacional mais consciente e eficaz. Esperamos que os leitores encontrem neste trabalho um recurso valioso para aprimorar suas práticas e aprofundar sua compreensão sobre a educação no século XXI.
A divulgação dos trabalhos acadêmicos e pesquisas em educação desempenha um papel fundamental para alunos, professores e demais leitores. Este processo não só valoriza o esforço intelectual investido, como também contribui para o avanço do conhecimento e a melhoria das práticas educativas. A seguir, destacamos a importância da divulgação desses trabalhos:
- Para Alunos
Engajamento e Motivação: Ao verem seus trabalhos publicados, os alunos sentem-se mais motivados e engajados em suas atividades acadêmicas. O reconhecimento público do seu esforço pode incentivar a busca contínua pelo conhecimento e a excelência acadêmica.
Desenvolvimento de Habilidades: Participar do processo de divulgação ajuda os alunos a desenvolverem habilidades essenciais, como redação acadêmica, comunicação científica e apresentação de resultados.
Construção de Carreira: Ter trabalhos publicados no início da carreira acadêmica pode abrir portas para oportunidades futuras, como bolsas de estudo, estágios e programas de pós-graduação.
- Para Professores
Valorização Profissional: Professores que publicam suas pesquisas fortalecem seu currículo e se destacam como especialistas em suas áreas, aumentando suas chances de progressão na carreira e reconhecimento acadêmico.
Contribuição para o Campo: A divulgação das pesquisas docentes contribui para o avanço do conhecimento na área educacional, permitindo que outros educadores e pesquisadores se beneficiem das descobertas e inovações propostas.
Networking Acadêmico: A publicação de trabalhos possibilita a conexão com outros profissionais e pesquisadores, facilitando colaborações futuras e a troca de conhecimentos.
- Para Leitores
Acesso ao Conhecimento: A divulgação de pesquisas torna o conhecimento acessível a um público mais amplo, incluindo pais, formuladores de políticas, e a comunidade em geral, que podem se beneficiar das informações e insights oferecidos.
Melhoria das Práticas Educativas: Ao conhecerem novas abordagens e metodologias, educadores podem aprimorar suas práticas pedagógicas, contribuindo para uma educação de melhor qualidade.
Informação Baseada em Evidências: A disseminação de pesquisas educacionais fornece uma base sólida para decisões e políticas educacionais, garantindo que as ações implementadas sejam fundamentadas em evidências científicas.
Tendo em vista isso, a divulgação dos trabalhos acadêmicos em educação é essencial para a construção de uma comunidade educacional mais informada, motivada e inovadora. Ela permite que os avanços na área cheguem a um público mais amplo, promovendo melhorias contínuas no ensino e na aprendizagem. Este livro, "Pesquisas em Educação: um olhar multidisciplinar no século XXI", pretende ser um meio eficaz de disseminação desse conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento educacional em várias frentes.
Organizadores: Carla Michelle da Silva; Antônio Veimar da Silva e Thuanny Mikaella Conceição Silva.
Autores: Ademir Araújo de Morais; Adriano Alves Romão; Ana Cristina Gonçalves Teixeira Saraiva; Antonio José Ferreira Gomes; Antônio Veimar da Silva; Ariele Eidt; Bidkar Laurentino Paz Rosendo; Bruno Antônio Lemos de Freitas; Carla Michelle da Silva; Dina Ester Matias Coêlho; Erivonaldo Alves da Silva; Fábio Peron Carballo; Gelda Gonçalves Costa; Hemilde Higa; Ícaro Jael Mendonça Moura; Ivaneth da Mota Pereira dos Santos; Izabella Neiva de Albuquerque Sousa; Jose Alysson de Almeida Lima; José Clécio Silva de Souza; José Leonardo Diniz de Melo Santos; José Vitor da Silva Nunes; Joyce Vieira de Sousa; Juliana Frozza Vitali da Fonseca; Julio Cesar Santos Pereira; Júnior Pereira de Souza; Kadja Lemos Silva; Karllos Alexandre Sousa Pereira; Kayryana da Silva Sousa Lira Lemos; Leidiane da Conceição Rocha; Lucas Venícius Silva Cavalcante; Maciel dos Santos Silva; Madson Fernandes de Melo Junior; Madson Márcio de Farias Leite; Maria Alves de Souza Filha; Mário Luiz Amorim da Silva; Mirna Albuquerque Frota; Neila Pio de Morais; Renato Duarte Gomes; Ricardo de Oliveira Ramalho; Rodrigo Vicente da Silva; Shearley Lima Teixeira; Sylvain Mbohou; Talita Marlene Leal Barros; Tatiana da Costa Jansen; Tharik de Souza Fermin; Thiago Fernandes da Silva; Thuanny Mikaella Conceição Silva; Valdirene da Silva Freire; Wellington Guimarães Ribeiro.
Capítulos
Capítulo 1
EDUCAÇÃO INFANTIL: A BASE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Ana Cristina Gonçalves Teixeira Saraiva; Tharik de Souza Fermin; Thuanny Mikaella Conceição Silva; Shearley Lima Teixeira; Ricardo de Oliveira Ramalho; Ariele Eidt; Júnior Pereira de Souza; Carla Michelle da Silva
Capítulo 2
PSICOMOTRICIDADE NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
Kayryana da Silva Sousa Lira Lemos; Thuanny Mikaella Conceição Silva; Joyce Vieira de Sousa; Mirna Albuquerque Frota; Shearley Lima Teixeira; Lucas Venícius Silva Cavalcante; Ricardo de Oliveira Ramalho; Antônio Veimar da Silva
Capítulo 3
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: OS DESAFIOS DE ALFABETIZAR E LETRAR DURANTE O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
José Clécio Silva de Souza; Ariele Eidt; Carla Michelle da Silva; Antônio Veimar da Silva; Thayssa Dâmaris da Silva
Capítulo 4
SALA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, UM ESPAÇO LÚDICO DE APRENDIZAGEM – UM ESTUDO DE CASO
José Clécio Silva de Souza; Thuanny Mikaella Conceição Silva; Kayryana da Silva Sousa Lira Lemos; Dina Ester Matias Coêlho; Antônio Veimar da Silva; Carla Michelle da Silva
Capítulo 5
O BRINCAR NA CONSTRUÇÃO DE SABERES EDUCACIONAIS
Ademir Araújo de Morais; Thuanny Mikaella Conceição Silva; Ícaro Jael Mendonça Moura; Mário Luiz Amorim da Silva; Kayryana da Silva Sousa Lira Lemos; Mirna Albuquerque Frota; Madson Márcio de Farias Leite; Tatiana da Costa Jansen
Capítulo 6
AS (IM)POSSIBILIDADES DO USO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE AS AULAS REMOTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
José Clécio Silva de Souza; Antônio Veimar da Silva; Carla Michelle da Silva; Thayssa Dâmaris da Silva
Capítulo 7
ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO DE CASO
Julio Cesar Santos Pereira; Erivonaldo Alves da Silva; Thiago Fernandes da Silva; Carla Michelle da Silva; Antônio Veimar da Silva; Thayssa Dâmaris da Silva
Capítulo 8
PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Mário Luiz Amorim da Silva; Valdirene da Silva Freire; Ana Cristina Gonçalves Teixeira Saraiva; Maria Alves de Souza Filha; José Vitor da Silva Nunes; Ariele Eidt; Carla Michelle da Silva; Antônio Veimar da Silva
Capítulo 9
O ENSINO RELIGIOSO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Rodrigo Vicente da Silva; Izabella Neiva de Albuquerque Sousa; Antônio Veimar da Silva; Carla Michelle da Silva
Capítulo 10
OBJETOS DE APRENDIZAGEM E MAPAS CONCEITUAIS COMO METODOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO – UM ESTUDO DE CASO
José Clécio Silva de Souza; Madson Fernandes de Melo Junior; Wellington Guimarães Ribeiro; Maciel dos Santos Silva; Adriano Alves Romão; Karllos Alexandre Sousa Pereira; Leidiane da Conceição Rocha; Renato Duarte Gomes; Erivonaldo Alves da Silva
Capítulo 11
A IMPORTÂNCIA DAS DIMENSÕES ÉTICAS NO TRABALHO DOCENTE
Izabella Neiva de Albuquerque Sousa; Fábio Peron Carballo; Kadja Lemos Silva; Thuanny Mikaella Conceição Silva; José Leonardo Diniz de Melo Santos; Juliana Frozza Vitali da Fonseca; Bruno Antônio Lemos de Freitas; Bidkar Laurentino Paz Rosendo
Capítulo 12
O PAPEL DO PEDAGOGO NO AMBIENTE ESCOLAR
José Alysson de Almeida Lima; Sylvain Mbohou; Ivaneth da Mota Pereira dos Santos; Neila Pio de Morais; Antonio José Ferreira Gomes; Talita Marlene Leal Barros; Gelda Gonçalves Costa; Izabella Neiva de Albuquerque Sousa
Capítulo 13
O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Rodrigo Vicente da Silva; Kadja Lemos Silva; José Leonardo Diniz de Melo Santos; Ivaneth da Mota Pereira dos Santos; Antonio José Ferreira Gomes; Tharik de Souza Fermin; Hemilde Higa
AUTORES
ORGANIZADORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK