O blog como meio de comunicação: origem, apropriações e horizontes da blogosfera na sociedade contemporânea

Editora MultiAtual




ISBN:  978-65-6009-056-9

DOI: 10.5281/zenodo.10616656

Descrição: O Projeto de Pesquisa está consagrado ao estudo das origens, da natureza, da importância social, do esquema de recepção, da dinâmica cultural e dos horizontes dos blogs. Nesse contexto, o blog será considerado como principal meio de comunicação de uma nova era emergente, a cibercultura. O Projeto visa explorar o papel desta nova mídia e deste universo dos blogs e dos blogueiros – a blogosfera – como um novo meio de resistência política ao monopólio da informação de grandes grupos internacionais de mídia. Fundamentalmente, busca compreender a dinâmica dessa nova relação e suas apropriações culturais e econômicas. Esse objetivo, em particular, contextualiza a problemática da pesquisa: como os blogs se situam nesse novo cenário comunicacional? E, de forma conexa, qual o papel deste novo veículo de produção, circulação e troca de informação perante a mídia de massa? O problema de pesquisa também inclui indagações sobre quais fatores motivacionais subjazem à experiência de blogar; se os blogs são de fato a principal mídia dessa nova geração; se eles se opõem realmente às mídias tradicionais ou apenas atualizam, de modo diferenciado, os seus modelos de funcionamento; e suas apropriações sociais e econômicas. As hipóteses de trabalho são as seguintes: a relevância social dos blogs descaracteriza a importância dos meios de comunicação tradicionais, prevalecendo como meio de combate à hegemonia dos grandes conglomerados; o ciberespaço promove novas categorias de comunicação e de cultura, e modifica categorias de análise do processo comunicacional; as características estruturais e conjunturais do universo dos blogs, por sua especificidade e proposta subjacente, podem tornar, em muitos aspectos, a teoria geral da comunicação desatualizada. O quadro teórico de referência da pesquisa é baseado na epistemologia da dromocracia cibercultural, em especial no que diz respeito ao conceito de glocal e de glocalização, de Trivinho (2007); nos conceitos de redes, fluxos e mass self-communication, de Castells (2003, 2006, 2009); na ideia de servidão voluntária, de La Boétie (2009) e de intencionalidade de Searle(2002). A metodologia adotada encerra levantamento bibliográfico com base na literatura ensaística nacional e estrangeira mais recente sobre o assunto, bem como em revistas, jornais, sites e blogs específicos; e análise de corpus, formado pela blogosfera brasileira, com seus leitores/produtores e relações entre eles. Com esses traços, a pesquisa pretende alcançar e apreender o que está por trás do ato de blogar e ler blogs. Os dados obtidos e sintetizados servirão de base comparativa entre os aspectos dos blogs e para análise da cultura da blogosfera, com a finalidade de checagem das hipóteses previstas.

Autora: Márcia Siqueira Costa Marques

Capítulos
INTRODUÇÃO

Capítulo 1
Mundialização, globalização e glocalização

Capítulo 2
Blog

Capítulo 3
Censura da internet e algumas apropriações de blogs

Capítulo 4
Apropriações econômicas de blogs e pecados na internet

Considerações finais

Referências bibliográficas


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