ISBN: 978-65-6009-060-6
DOI: 10.5281/zenodo.10647916
Descrição: A temática avaliação da aprendizagem faz parte do processo de aprendizagem e deve servir de base para que novas práticas pedagógicas que possam auxiliar os alunos em seu desenvolvimento educacional. Partindo disso, o presente trabalho tem como finalidade de analisar as práticas pedagógicas do processo de avaliação da aprendizagem nas turmas de 1º aos 3º anos. Como metodologia realizou-se uma busca por referências bibliográficas como Arcas (2017); Haydt (2011); Hoffmann (2001); Luckesi (2005); Mantoan (2015); Sant’anna (2013); Vasconcelos (1998) dentre outros, que fundamentaram o trabalho e para que se pudesse realizar as devidas discussões com os resultados da pesquisa de campo realizado em uma escola do município de Paço do Lumiar- Ma, para as turmas de 1º aos 3º anos, com os dados da pesquisa realizada com 7 docentes por meio de um questionário semiestruturado. Respondendo ao seguinte questionamento: quais as práticas pedagógicas são adotadas em relação a avaliação da aprendizagem nas turmas de 1º aos 3º anos em uma escola de Paço do Lumiar? Desta maneira, apresentou-se que na prática da avaliação da aprendizagem é necessário que o docente observe se suas atitudes pedagógicas estão condizentes com a realidade do aluno, o que na pesquisa demonstra que existe uma preocupação pedagógica na forma em como avaliar o aluno, realizando a avaliação mais pertinente ao momento, assim como adaptando ou mudando a rotina avaliativa conforme necessidade.
Autora: Leticia da Silva Carvalho
Capítulos
Capítulo 1
INTRODUÇÃO
Capítulo 2
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Capítulo 3
A PRÁTICA DOCENTE NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A BNCC
Capítulo 4
O PERCURSO METODOLÓGICO
Capítulo 5
ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Capítulo 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
ANEXOS
A autora
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK