A formação dos professores de Matemática por meio dos Jogos Teatrais: uma vivência significativa do processo

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-6009-059-0

DOI: 10.5281/zenodo.10633124

Descrição: O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa interligando Matemática e Teatro, duas importantes áreas da educação. O objetivo era investigar como as atividades e os jogos cênicos podem contribuir na formação docente durante o curso de Licenciatura em Matemática, através da vivência, preparação e execução de aulas mais criativas e que promovam a interação entre professor e alunos. Baseado na teoria de Spolin sobre Jogos Teatrais foram elaborados oito encontros com a turma, onde diferentes atividades foram desenvolvidas. Entre elas, jogos cênicos que exploraram o relacionamento em grupo, concentração, expressão corporal e vocal, além de jogos nos quais houve a aplicação direta de conteúdos matemáticos. Ainda, a leitura de um artigo sobre educação matemática, abordando o ensino através da encenação das histórias do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan e a leitura de uma peça teatral que abordava conhecimentos de lógica formal e discussão sobre os temas trabalhados. Utilizaram-se diferentes instrumentos de coleta de dados como a redação de textos e de peças teatrais, questionários, entrevistas, todos estes realizados com os acadêmicos e também o diário de aula da pesquisadora. A análise dos mesmos foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva, baseada na obra de Moraes e Galiazzi. Ao final os resultados indicam que, de fato, os Jogos Teatrais contribuíram na formação docente melhorando a expressão corporal e a comunicação, percebendo uma nova maneira de ensinar Matemática, crescendo no âmbito pessoal e profissional, bem como melhorando a afetividade na sala de aula.

Autora: Thaís Philipsen Grützmann

Capítulos
APRESENTAÇÃO

Capítulo 1
BEM VINDO AO ESPETÁCULO

Capítulo 2
CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESPETÁCULO

Capítulo 3
AS CENAS: UM DIÁLOGO ENTRE AS ÁREAS

Capítulo 4
PRODUZINDO UM ESPETÁCULO: CAMINHOS PERCORRIDOS

Capítulo 5
ESPETÁCULO PRONTO: OS RESULTADOS

O ATO FINAL, MAS A HISTÓRIA DEVE CONTINUAR

PALCOS POR ONDE PASSEI: AS REFERÊNCIAS

APÊNDICES

BIOGRAFIA DA AUTORA


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !