ISBN: 978-65-6009-052-1 (digital)
ISBN: 978-65-6009-053-8 (impresso)
DOI: 10.5281/zenodo.10595612
Descrição: Celebrando nesse ano de 2023 o cinquentenário da morte de Jacques Maritain, esse livro tem como finalidade primeira se constituir uma singela homenagem dos autores. É mais do que uma imensa satisfação termos produzido este livro e trazê-lo a todos os públicos. Ultrapassa a frase de lugar comum tal como são iniciados alguns discursos, porque é profundo e sincero este sentimento. Quebra as fronteiras de um trabalho científico, sem deixar de sê-lo, na medida em que o coração esteja totalmente comprometido nesta longa empreitada.
Todos os temas, abordados nos capítulos que compõem o presente livro, são resultantes de trabalhos provenientes de cursos que ministramos no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos quais contamos com a ativa participação de mestrandos, doutorandos, mestres e doutores que vivenciaram avidamente essa pesquisa, notadamente o que realizamos em 2020.
Como está indicado no título, dirigem-se, principalmente, a três das múltiplas facetas de Jacques Maritain (1882 - 1973). Nossas discussões foram altamente produtivas e renderam palestras, comunicações em congressos e confecção de vídeos, mas era bastante sentida a falta de um trabalho mais consistente e amplo, tal como é um livro reunindo autores com enfoques próprios, de modo que, nesse momento oferecemos o resultado de nossa dedicação ao pensamento desse autor que teve muitos seguidores no Brasil.
É preciso que fique bem claro não se tratar de um manual ou roteiro para leituras, mas de conclusões das reflexões particulares de cada um dos autores que participam dessa coletânea. Sem nos prendermos a rígidos esquemas, conversaremos com o leitor da maneira mais natural possível, com a finalidade expressa de que possa partilhar de nossas experiências de análise detalhada das obras desse filósofo e da especulação que fizemos do pensamento de Jacques Maritain.
Esse famoso filósofo, educador, crítico de arte e pensador da política e da religião, que atravessou os três primeiros quartos do século XX, exerceu grande influência, não somente em países da Europa, como também nos Estados Unidos e, inclusive, no Brasil. Não escondeu suas inquietações concernentes a múltiplos problemas do tempo em que viveu e seu pensamento se origina em problemas concretos da realidade para a esta voltar, apontando para as grandes teses permanentes da vida. Seu olhar se dirige a cada pessoa em si mesma e à sociedade, levantando hipóteses e as submetendo ao mais límpido raciocínio lógico, observando fatores positivos e negativos. Existe uma crítica frequente ao pensamento de Jacques Maritain, na medida em que é rotulado de metafísico e abstrato. Se fossem lidos, ainda que poucos de seus muitos livros, esta etiqueta cairia por terra. Ao contrário do que essas pessoas divulgam, foi um dos mais atuantes homens do século XX, extremamente preocupado com o que ocorria no mundo.
Os temas selecionados, que constituem os capítulos desse livro, continuam a ser de profundo interesse para todos que pretendem pensar sobre o ser humano, sua dignidade única e pessoal, juntamente com sua vida em comunidade. A polis é o local privilegiado, no qual o ser humano se descobre como essência e existência, realiza seu desenvolvimento, ao mesmo tempo em que busca o Bem Comum, sem o qual não acontece nenhum aperfeiçoamento de sua personalidade.
Esse livro é a reunião de 6 capítulos, cada um devendo preencher a meta de organizar as propostas de Maritain, e se desdobram em pontos específicos. O objetivo primordial de nossa pesquisa é explicar o significado das afirmativas e dos questionamentos desse pensador, tanto à luz do momento em que foram escritos, como para a modernidade, ou pós-modernidade, como preferem alguns.
Discutimos as ideias presentes nos escritos de Jacques Maritain em grupo, todavia deixando cada autor se sentir à vontade para que fizesse seu capítulo com independência. Os estudos seguiram a orientação da hermenêutica criada por Ricoeur (1988) que permite, de forma rigorosa, uma interpretação precisa de documentos. Uma vez tendo sido elucidados os conceitos e organizados os tópicos, que são os dados primários da pesquisa, cada autor seguiu seu próprio rumo, marcando sua peculiaridade no texto. De maneira alguma, os autores se colocam na posição de especialistas na filosofia da Jacques Maritain. Não há essa ou outra pretensão, simplesmente porque permanecemos eternos estudantes, ávidos de conhecimento. Não é preciso ter esse título para se aventurar no manancial de sua herança filosófica. O que posso afirmar é que todos se debruçaram cuidadosamente sobre seus escritos, sempre com muito afinco, por nos ter despertado a ânsia pela verdade filosófica.
- Prof. Dra. Maria Judith Sucupira da Costa Lins
Organizadoras: Maria Judith Sucupira da Costa Lins e Daniela Honorio de Sousa Brito
Autores: Agostinho Morosini; Andreia Nunes de Castro; Bruna Rodrigues Cardoso Miranda; Cleber Abreu da Silva; Daniela Honorio de Sousa Brito; Maria Judith Sucupira da Costa Lins.
Capítulos
PREFÁCIO
Maria Cristina Queiroz Maia
APRESENTAÇÃO
Maria Judith Sucupira da Costa Lins
Capítulo 1
A DIMENSÃO SOCIAL DA PESSOA HUMANA E A FINALIDADE DA EDUCAÇÃO NA OBRA DE JACQUES MARITAIN
Agostinho Morosini
Capítulo 2
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DE MARITAIN
Andreia Nunes de Castro
Capítulo 3
HUMANISMO INTEGRAL E O PLURALISMO NO AMBIENTE ESCOLAR
Bruna Rodrigues Cardoso Miranda
Capítulo 4
O HUMANISMO INTEGRAL: UM BREVE ENTENDIMENTO E SUAS POSSIBILIDADES PÚBLICAS NO ESPAÇO GLOBALIZADO
Cleber Abreu da Silva
Capítulo 5
A FILOSOFIA DE JACQUES MARITAIN COMO FUNDAMENTO PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL
Daniela Honorio de Sousa Brito
Capítulo 6
JACQUES MARITAIN: DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO
Maria Judith Sucupira da Costa Lins
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