ISBN: 978-65-6009-034-7
DOI: 10.5281/zenodo.10005095
Descrição: Nas últimas décadas, metodologias foram desenvolvidas primando pela autonomia do discente na construção do conhecimento. Estas, denominadas de metodologias ativas, proporcionaram resultados significativos relacionados ao engajamento e a aprendizagem. Baseamos o presente trabalho em três destas metodologias: Ensino sob Medida (EsM), Sala de Aula Invertida (SAI) e Instrução por Colegas (IpC). Norteamos nossa metodologia para construção de aulas que possibilitassem situações de ensino-aprendizagem potencialmente significativas como coloca Ausubel. Analisamos alguns dos principais problemas enfrentados pelo Ensino de Física: a falta ou inexistência de experimentação, inserção de novas tecnologias, de História e Filosofia da Ciência (HFC), de conexão com o cotidiano dos discentes e as dificuldades com a linguagem matemática. A partir disso, construímos um plano de aula sobre Magnetismo. Nessa aula, o discente passa por um estímulo, tendo contato inicial com o conteúdo de forma aplicada, em seguida acessa os conceitos de forma estruturada e em outro horário responde ao Questionário Conceitual (QC). Através das respostas, baseamos as situações de ensino e de aprendizagem. Estas aulas foram construídas inserindo os pontos que nossas análises mostraram necessárias. Por fim trabalhamos a resolução de situações problema. Selecionamos três turmas de uma Escola Técnica Estadual das quais sorteamos uma delas para aplicar a metodologia ativa (Turma Experimental) e nas outras duas mantivemos uma metodologia predominantemente expositiva (Turmas Controle). Observamos que, ao serem submetidas aos mesmos exames, a Turma Experimental (TURMA U) teve um aproveitamento cerca de 150% superior em relação ao teste aplicado na primeira unidade, enquanto que nas Turmas Controle esse aproveitamento é de cerca de 10%, positivo para a Turma A e negativo para a Turma L. Desta forma, a metodologia ativa em cinco passos mostrou ser um caminho possível para melhorar o aproveitamento dos estudantes no estudo do Magnetismo. Esperamos aprofundar e aprimorar a metodologia com o auxílio de outros docentes e da inserção de outras ferramentas didáticas.
Autores: Manoel Felix Pessoa dos Santos e Kátia Calligaris Rodrigues
Capítulos
Capítulo 1
A INTRODUÇÃO
Capítulo 2
ALGUNS DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DO ENSINO DE FÍSICA
Capítulo 3
POR QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS SÃO UMA OPÇÃO?
Capítulo 4
MAGNETISMO
Capítulo 5
PROPOSTA METODOLÓGICA
Capítulo 6
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Capítulo 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICE
Os Autores
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK