ISBN: 978-65-6009-001-9
DOI: 10.5281/zenodo.7778935
Descrição: O objetivo deste estudo é analisar o discurso pedagógico e metodológico do professor de matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo e adota um formato multipaper, constituída de dois artigos empíricos. Participaram da pesquisa nove professores de matemática de escolas públicas. Os dados foram produzidos em dois momentos distintos, no primeiro por meio de vídeo-gravação de dezesseis aulas de dois professores, no segundo, entrevista com sete professores que foram gravadas via áudios de WhatsApp. Ancoramos toda observação e apreciação dos dados utilizando a análise de discurso na vertente francesa (AD) sustentada pelos teóricos Michel Pêcheux (1995), e difundida aqui no Brasil por Eni Orlandi (2009). Constatamos nos episódios de aulas analisados a predominância do discurso pedagógico autoritário, mas também, existe espaço para apontar a possibilidade de existência dos discursos polêmico e lúdico. Foi possível perceber que há um agrupamento de relações de sentidos que direcionam para alguns métodos de ensino defendidos por alguns teóricos, mas, não fica evidente se as práticas são realizadas de acordo com as metodologias de ensino defendidas atualmente.
Autor: Genilson Viana da Silva
Capítulos
Capítulo 1
APRESENTAÇÃO DA PESQUISA
Capítulo 2
ASPECTOS TEÓRICOS DO DISCURSO
Capítulo 3
O DISCURSO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Capítulo 4
O DISCURSO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO EMPREGADAS EM SALA DE AULA
Capítulo 5
RETOMANDO A PESQUISA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
APÊNDICES
O Autor
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