ISBN: 978-65-6009-002-6
DOI: 10.5281/zenodo.7779903
Descrição: Em virtude das recentes oscilações em nível mundial, as quais repercutiram no âmbito educativo, a finalidade desta investigação é de analisar os benefícios que as metodologias ativas proporcionam na aprendizagem dos discentes dos anos iniciais, face a adaptação ao Ensino Remoto, da U.E. Prof.ª Leonice Cutrim dos Santos. Salienta-se que o estudo teve como suporte teórico as concepções de autores como: Liberali et al (2020), Moran (2015a), Costa (2010), etc., os quais externam que essas alternativas podem proporcionar diferentes performances dos atores nos espaços de ensino. No percurso metodológico foram empregados alguns passos que nortearam a efetivação deste trabalho, quanto aos seus objetivos utilizou-se a pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Por conseguinte, referente aos instrumentos e técnicas de coleta de dados, aplicou-se a pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, observação sistemática e questionário. Dentre as respostas culminadas através deste estudo, enfatiza-se que os ajustes no ensino-aprendizagem surtiram fortes implicações e perante a essa conjuntura as metodologias ativas, mostram-se como procedimentos favoráveis ao desenvolvimento e a motivação dos educandos, o que necessita ser ponderado na prática pedagógica.
Autora: Clara Lis de Sousa Silva
Capítulos
Capítulo 1
INTRODUÇÃO
Capítulo 2
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Capítulo 3
AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM
Capítulo 4
METODOLOGIA
Capítulo 5
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Capítulo 6
CONSIDERAÇOES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
A AUTORA
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK