ISBN: 978-65-89976-88-2
DOI: 10.5281/zenodo.7418626
Descrição: A organização dessa obra advém da necessidade de ampliarmos e divulgarmos as discussões acerca das pesquisas à luz dos estudos culturais. O livro proporciona reflexões e inquietações acerca da in/exclusão na Educação.
Os autores dos capítulos são estudiosos da educação e que embasam as suas pesquisas em teóricos que reverberam que os Estudos Culturais é uma teoria que além de provocar reflexões, no traz tensões acerca dos aspectos sociais em que estão inseridas as pesquisas.
O livro está dividido em nove capítulos que versam sobre temáticas da nossa contemporaneidade na perspectiva do Estudos Culturais. O capítulo 1 traz os conceitos de infância, escolarização, alfabetização e letramento, evidenciando as representações de leitura e escrita de alunos com deficiência intelectual/ dificuldade de aprendizagem. Nesse contexto de leitura, no capítulo 2 há uma discussão sobre as bibliotecas digitais acessíveis para alunos surdos. Um outro viés de alfabetização é apresentado no capítulo 3, já que a autora analisa o discurso produzido hoje acerca desse processo, tendo em vista o âmbito polítcio e histórico da educação.
No capítulo 4 as autoras analisam o processo de in/exclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar sob o olhar dos estudos culturais. Nos capítulos 5 e 6 a temática da educação de surdos é o foco da pesquisa, e apontam inquietações sobre a inclusão e as práticas bilíngues.
Já no capítulo 7 tem-se um diálogo sobre os estudos culturais com ênfase na educação indígena, enfatizando uma análise a partir do conceito de identidade. Outro estudo da modernidade é a representação dos corpos femininos a partir de comerciais de perfumaria, capítulo 8, levando-nos a uma reflexão sobre os estereótipos criados acerca da temática em questão. E para finalizar esse panorama de pesquisas tendo como base teórica os estudos culturais, o capítulo 9 apresenta uma investigação acerca do movimento de desescolarização e as transformações escolares que sofreram as instituições escolares. Portanto, verifica-se que o livro possibilita uma leitura ampla e diversificada do que se tem pesquisado na educação tendo como fundamento as bases teóricas dos estudos culturais.
Organizadora: Gilma da Silva Pereira Rocha
Autores: Annebelle Pena Lima Magalhães Cruz; Bárbara dos Santos Alves; Carla Daniella Teixeira Girard; Cristiane Marina Teixeira Girard; Elisângela Maura Catarino; Francineide Lima Abreu; Geila Santos de Sousa; Geisa de Sousa Cabral; Gilma da Silva Pereira Rocha; Ramona Graciela Alves de Melo Kappi.
Capítulos
Capítulo 1
INFÂNCIAS, ESCOLARIZAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS CULTURAIS E SOCIAIS E AS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Bárbara dos Santos Alves
Capítulo 2
BIBLIOTECAS DIGITAIS ACESSÍVEIS: UM ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE USUÁRIOS SURDOS
Carla Daniella Teixeira Girard; Annebelle Pena Lima Magalhães Cruz; Cristiane Marina Teixeira Girard; Gilma da Silva Pereira Rocha
Capítulo 3
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E AS DISPUTAS EM TORNO DOS MÉTODOS NO CONTEXTO DA ESCOLARIZAÇÃO
Ramona Graciela Alves de Melo Kappi
Capítulo 4
IN/EXCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA: UM OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL
Geila Santos de Sousa; Geisa de Sousa Cabral
Capítulo 5
A PERCEPÇÃO DOS ESTUDOS CULTURAIS SOBRE A INCLUSÃO DOS SURDOS NA ESCOLA
Geisa de Sousa Cabral
Capítulo 6
EDUCAÇÃO DE SURDOS EM TEMPOS DE INCLUSÃO À LUZ DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO
Geisa de Sousa Cabral; Geila Santos de Sousa
Capítulo 7
OS ESTUDOS CULTURAIS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA - IDENTIDADE E DIFERENÇA
Francineide Lima Abreu
Capítulo 8
OS CORPOS FEMININOS E SUAS NARRATIVA: UM COMBATE AO ESTEREÓTIPO
Elisângela Maura Catarino
Capítulo 9
BREVE REFLEXÃO SOBRE AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS
Francineide Lima Abreu
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK