Políticas e Processos Psicoeducacionais sobre a Educação Intercultural - Volume 1

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-89976-71-4

DOI: 10.5281/zenodo.7125967

Descrição: A presente Coletânea tem origem em reflexões e discussões desenvolvidas por estudantes de Pós-graduação Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO, Guarapuava/PR e da UEL, Londrina/PR, na Disciplina Políticas e Processos Psicoeducacionais sobre a Educação Intercultural.
Contempla a importância e imprescindibilidade da discussão das políticas educacionais internacionais e brasileiras para uma educação intercultural nos Programas de Pós-Graduação em Educação, considerando que os pós-graduandos são professores e pesquisadores que atuam na Educação Básica e Superior. Fortalece a discussão e implementação da política de Educação das Relações Étnicorraciais nas Instituições Escolares, um assunto que deve estar presente na formação dos estudantes da educação básica até a pós-graduação. A proposta dessa obra é de reflexão sobre o tema, por compreendermos ser esse um caminho para desenvolver novas ações e proposições que alarguem a prática pedagógica de professores, que lidam constantemente com os problemas decorrentes do racismo, da discriminação, do tratamento desigual de estudantes, de culturas, de povos. 
A Coletânea está organizada em dois volumes. Esse é o volume I que apresenta 7 capítulos que se debruçam sobre o diálogo para uma educação que vise a interculturalidade e os direitos humanos tendo em vista experiências internacionais e nacionais. Assim, os capítulos procuram articular esses dois eixos, analisando e interpretando as políticas internacionais da UNESCO pelo contraponto do Movimento Negro e do Movimento Indígena como protagonistas de uma pedagogia afirmativa e antirracista, e que pela obrigatoridedade da Lei 10.639/2003 alterada pela Lei 11.645/2008 a educação escolar ainda precisa avançar em novas práticas mais inclusivas e dialogadas.

Organizadores: Jefferson Olivatto da Silva; Eliane Cleide da Silva Czernisz 

Autores: Adriana Cristina Zielinski Nascimento; Bianca Carraro Duda; Eduardo Alexandre Santos de Oliveira; Eliane Cleide da Silva Czernisz; Felizbela K. A. Miranda; Jaqueline Garcia Cavalheiro Almeida; Jefferson Olivatto da Silva; Joana Cristina Burnato; Joyce Moura Cavassani Piccirillo; Marcia Denise de Lima Dias; Marielly S. Pacheco; Pamela C. Salles da Silva; Rosilene A. Moloni Moreira; Silvéria Da Aparecida Ferreira; Sirlene Pio; Suzana Kagmu Mineiro; Tauana Aparecida de Oliveira.

Capítulos
PREFÁCIO
Eliane Cleide da Silva Czernisz e Jefferson Olivatto da Silva

Capítulo 1
REFLEXÕES SOBRE A INTERCULTURALIDADE CRÍTICA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
Jefferson Olivatto da Silva

Capítulo 2
DECLARAÇÕES INTERNACIONAIS, DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO
Eliane Cleide da Silva Czernisz

Capítulo 3
CONSIDERAÇÕES SOBRE OS NOVOS DESAFIOS E TENSÕES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS
Adriana Cristina Zielinski do Nascimento, Bianca Carraro Duda e Joyce Moura Cavassani 

Capítulo 4
ANTIRRACISMO, EDUCAÇÃO, LÍNGUA(S) E POLÍTICAS PÚBLICAS......
Marcia Denise de Lima Dias, Tauana Aparecida de Oliveira e Jaqueline Garcia Cavalheiro Almeida 

Capítulo 5
INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA: PENSANDO NA LÍNGUA COMO ORIGEM E GUIA DO ENSINO
Felizbela K. A. Miranda,  Marielly S. Pacheco, Pamela C. Salles da Silva e Suzana Kagmu Mineiro

Capítulo 6
QUESTÕES ÉTNICORRACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES
Sirlene Pio e Rosilene A. Moloni Moreira

Capítulo 7
EM FOCO: QUESTÕES ÉTNICORRACIAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FORMAL - discussões no curso de Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati/Guarapuava – PR (2014-2020)
Eduardo Alexandre Santos de Oliveira, Joana Cristina Burnato e Silvéria da Aparecida Ferreira

AUTORES

ORGANIZADORES


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