ISBN: 978-65-89976-67-7
DOI: 10.5281/zenodo.7091141
Descrição: As políticas são denominadas “públicas” porque devem atingir o público. O governo tem a responsabilidade de garantir que essas políticas beneficiem efetivamente todas as camadas da população. Elas são consequências de demandas apresentadas pela sociedade, nas mais diversas áreas. Sendo assim, podemos afirmar que políticas públicas é “o Estado em ação”, ou seja, é quando o Estado implanta projetos de governo, por meio de programas e ações voltadas para setores específicos da sociedade.
As políticas sociais configura-se como possibilidade de reconhecimento das demandas de seus usuários no intuito de ampliação de cidadania, da democracia e medida de proteção social visando garantir segurança de sobrevivência, de acolhida, e convívio familiar. Neste sentido, a contribuição das políticas sociais no Brasil constitui estratégia fortalecedora de direitos sociais e de proteção, reconhecendo na pobreza o eixo desencadeador das desigualdades sociais.
As demandas políticas e sociais tornam-se cada vez maiores em função da desresponsabilização do Estado, por omissão de serviços essenciais, o que gera uma tensão social latente. A obra “Ciências Sociais e Políticas: Democracia, Demandas e Desafios” foi concebida diante artigos científicos especialmente selecionados por pesquisadores da área.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este segundo e-book conta com trabalhos científicos da área de Políticas Públicas e Sociais, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.
Organizador: Jader Luís da Silveira
Autores: Abraão Danziger de Matos; André L. A. Dias; Cáio César Nogueira Martins; Deomario Lauriano Machado; Fabrício Roberto Costa Oliveira; Jociano Portugal de Jesus; Jocimar Portugal de Jesus; Luzinete do Nascimento Caetano; Lyon V. B. Oliveira; Maracy Oliveira de Santana; Maria Aparecida dos Santos Ferreira; Mary Diana da Silva Miranda Rodrigues; Patrícia Vidal Wanderley; Simony Maria Pereira de Medeiros; Vera Fernanda Moura Souza.
Capítulos
Capítulo 1
OS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CUIABÁ NA PERSPECTIVA GESTÃO DA QUALIDADE
Vera Fernanda Moura Souza; Mary Diana da Silva Miranda Rodrigues; Simony Maria Pereira de Medeiros
Capítulo 2
JUVENTUDE E ESCOLA: PROBLEMATIZANDO REGRAS, SOCIABILIDADES E RELAÇÕES DE PODER
Cáio César Nogueira Martins; Deomario Lauriano Machado; Fabrício Roberto Costa Oliveira
Capítulo 3
FEDERALISMO NA PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA DO BRASIL: EM BUSCA DE NEXOS COM O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Maracy Oliveira de Santana; Maria Aparecida dos Santos Ferreira
Capítulo 4
O BOLSISTA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM MEIO A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA BUSCA PELA PRÁTICA NO AMBIENTE DE AUSÊNCIA
Patrícia Vidal Wanderley
Capítulo 5
O PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA E SEUS DESAFIOS
Abraão Danziger de Matos
Capítulo 6
REFLEXOS DO IMPERIALISMO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Lyon V. B. Oliveira; André L. A. Dias
Capítulo 7
INFÂNCIA X VIOLÊNCIA: E O TRABALHO DO ASSISTENT E SOCIAL NAS REDES DE PROTEÇÃO E DEFESA DE DIREITOS
Luzinete do Nascimento Caetano; Jocimar Portugal de Jesus; Jociano Portugal de Jesus
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK