ISBN: 978-65-89976-65-3
DOI: 10.5281/zenodo.7043478
Descrição: A Educação das Relações Étnico-raciais configura-se como uma ação educacional de atendimento direto à demanda da população afrodescendente, por meio da oferta de políticas de ações afirmativas e pedagógicas inscritas na Educação Básica. Pode, ainda, ser entendida como políticas de reparações, reconhecimento e valorização da história do povo negro, cultura e identidade associadas ao contexto de aprendizagem escolar.
Esse serviço é composto por proposição de conteúdo curricular de abrangência das dimensões históricas, sociais e antropológicas inerentes à realidade brasileira, através de ações de reformulação pedagógica que possam ressignificar o processo de aprendizagem dos estudantes, sobretudo da população negra, por meio do reconhecimento identitário e da valorização sociocultural. No âmbito social, a Educação das Relações Étnico-raciais atua como estratégia de combate ao racismo e às violências de caráter epistemológico.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Esta obra conta com trabalhos científicos da área de Educação, especialmente aplicada as temáticas das relações étnico-raciais aliadas as boas práticas docentes, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.
Organizadora: Resiane Paula da Silveira
Autores: Abraão Danziger de Matos; Arthur Henrique Lux; Francisca Carla da Silva; Lilian Toyota; Maria da Gloria Tavares de Lima; Samuel de Almeida Mendes; Silvia de Sousa Araújo Oliveira; Thiago da Silva Pires; Vitor da Trindade.
Capítulos
Capítulo 1
SE MAOMÉ NÃO VAI À MONTANHA: OS DESAFIOS DOS TERREIROS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BÁSICA
Thiago da Silva Pires; Vitor da Trindade
Capítulo 2
AS ESCOLAS INDÍGENAS E O BILINGUISMO COMO ALIADO AO FAZER PEDAGÓGICO
Lilian Toyota; Francisca Carla da Silva
Capítulo 3
UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DE TEMAS RELACIONADOS ÀS CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NA ESCOLA BRASILEIRA
Maria da Gloria Tavares de Lima
Capítulo 4
MOVIMENTOS SOCIAIS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DA UPIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO MODELO SOCIAL DE DEFICIÊNCIA
Samuel de Almeida Mendes
Capítulo 5
VEREDAS EDUCATIVAS: POR UMA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL INCLUSIVA
Abraão Danziger de Matos
Capítulo 6
PERIGOS DE UMA HISTÓRIA ÚNICA: PERSPECTIVAS SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA E DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Arthur Henrique Lux
Capítulo 7
O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS DISPOSITIVOS LEGAIS: ENTRE O PRESCRITO E O VIVIDO
Silvia de Sousa Araújo Oliveira
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK