ISBN: 978-65-89976-37-0
DOI: 10.5281/zenodo.6377114
Descrição: A obra aqui apresentada, deriva do compartilhamento de conhecimentos relativos ao cenário educacional, trazendo aos autores participantes, uma imensa satisfação em poder dissertar sobre o tema em destaque, pela importância que ele apresenta, enfatizando as construções possíveis pelas (inter)relações relevantes e muito frequentes atualmente, entre tecnologia e assuntos diversos da área educacional, através da entrega de textos fruto de uma construção colaborativa entre os envolvidos.
Conforme será apresentado no livro, ao combinar o uso de tecnologias na educação, Ensino híbrido, Educação a distância, a violência escolar, discussões da Sociologia da educação, dentre outras temáticas, é revelado um potencial modo de propor abordagens pedagógicas construtivas, fundamentalmente por proporcionar um ensino capaz de flexibilizar as ações didáticas, otimizar a organização das informações e resultados, bem como um modo singular de perceber um dado conhecimento.
Atividades realizadas por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), por exemplo, se constituem em um meio favorável ao desenvolvimento de boas aprendizagens, por poder desenhar um ensino onde o aluno apresenta uma postura mais ativa, assume a responsabilidade por suas aprendizagens e o professor passa a ter a função de mediador desse processo.
Organizadores: Lucas Ferreira Rodrigues, Andressa Agnes de Assis Silva, José Fernando de Lima Júnior e Davi Milan
Autores: Adeildo Gaspar da Costa; Afonso Henrique Souza de Assis; Aline Canuto de Abreu Santana; Amanda Thaís Gonçalves Vicente de Carvalho; Anair Meirelles Quadrado; Andressa Agnes de Assis Silva; Ângela Maria Avelino Nascimento; Carla Augusta da Costa Santos de Castro; Carlos Alexandre Meira; Cleonice Aguiar de Carvalho; Davi Milan; Edileuza Gomes de Souza; Ellen Salvador Miranda; Erimar Pereira da Rocha; Fabiana Ferreira; Fábio José Brito dos Santos; Fabyane Rabelo Dias; Fernando Ribeiro; Gênesis Guimarães Soares; Gilberto Alves Lima; Gilmar da Silva Veloso; Gilvanio Zifirino Neto; Grasiele Reisdörfer; Guilherme Laranjeira Mendonça Oliveira; Irenilda Ferreira da Silva; Jefferson Luis Ferreira Moreira; Joana Batista de Araújo; Joelda Ferreira de Moraes; José Fernando de Lima Júnior; José Olímpio dos Santos; José Raimundo da Silva Lima; Josiane Fiss Lopes; Karla Juliana Pinheiro Melo; Larissa Gabrielle Ramos Navarro; Letícia Reis Aguiar; Lindalva Augusto Santiago; Lucas Ferreira Rodrigues; Luciano Araujo da Costa; Lucidalva Almeida dos Anjos; Luzimar Dos Santos Melo; Maico Tailon Silva da Silva; Márcia Angelita de Lima Toscano Guerra; Marcia Dahmerde Morais; Maria Edylania do Nascimento Gomes; Mirian Luzia de Lima Vaz; Natalia Cristina Silva França; Patrícia Vieira; Paulo Sérgio Mendes Barbosa; Renata Ferreira Munhoz; Renato Souza da Cruz; Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro; Silvana Aguiar Ximenes Felipe; Silvia Almeida Freitas; Tais Leite de Moura; Ueudison Alves Guimarães; Vania de Fatima Tluszcz Lippert; Wanderson Teixeira Gomes; Weber da Silva Mota.
Capítulos
Capítulo 1
POSSIBILIDADES DO ENSINO HÍBRIDO NO DELINEAMENTO DE INTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS EM SALA DE AULA
Carlos Alexandre Meira; Márcia Angelita de Lima Toscano Guerra; Luciano Araujo da Costa; Mirian Luzia de Lima Vaz; Fabyane Rabelo Dias; Patrícia Vieira; Adeildo Gaspar da Costa; Wanderson Teixeira Gomes; Gilvanio Zifirino Neto
Capítulo 2
ENSINO HÍBRIDO, EAD E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: 3 CAMINHOS E 3 AÇÕES. E AGORA PROFESSOR?
Mirian Luzia de Lima Vaz; Carla Augusta da Costa Santos de Castro; Erimar Pereira da Rocha; Wanderson Teixeira Gomes; Gilvanio Zifirino Neto; Fernando Ribeiro; Lindalva Augusto Santiago; Joelda Ferreira de Moraes; Lucidalva Almeida dos Anjos
Capítulo 3
TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS PARA A ESCOLA DO AMANHÃ
Erimar Pereira da Rocha; Luciano Araujo da Costa; Gilberto Alves Lima; Andressa Agnes de Assis Silva; Anair Meirelles Quadrado; Mirian Luzia de Lima Vaz; Grasiele Reisdörfer; Joana Batista de Araújo; Silvana Aguiar Ximenes Felipe
Capítulo 4
MUDANÇAS DE PARADIGMAS: TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO HIBRIDO
Fernando Ribeiro; Maria Edylania do Nascimento Gomes; Joana Batista de Araújo; Silvana Aguiar Ximenes Felipe; Luciano Araujo da Costa; Edileuza Gomes de Souza; Amanda Thaís Gonçalves Vicente de Carvalho; Mirian Luzia de Lima Vaz; Gilmar da Silva Veloso; Afonso Henrique Souza de Assis
Capítulo 5
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO HÍBRIDO NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
Anair Meirelles Quadrado; Ângela Maria Avelino Nascimento; Andressa Agnes de Assis Silva; Ellen Salvador Miranda; Josiane Fiss Lopes; Silvia Almeida Freitas; Márcia Angelita de Lima Toscano Guerra; Larissa Gabrielle Ramos Navarro; Fabiana Ferreira
Capítulo 6
ENSINO HÍBRIDO E O MÉTODO STEAM: RECURSOS E POTENCIALIDADES PARA A SALA DE AULA
Aline Canuto de Abreu Santana; Amanda Thaís Gonçalves Vicente de Carvalho; Fabyane Rabelo Dias; Mirian Luzia de Lima Vaz; Natalia Cristina Silva França; Renata Ferreira Munhoz; Tais Leite de Moura
Capítulo 7
ESTRATÉGIAS SOCIOLÓGICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
José Raimundo da Silva Lima
Capítulo 8
ENSINO HÍBRIDO: INVOLUÇÃO OU EVOLUÇÃO? UMA ARGUIÇÃO BASEADA NOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE
Lucas Ferreira Rodrigues; Fábio José Brito dos Santos
Capítulo 9
O ENSINO HIBRIDO E EAD: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURAS
Lucas Ferreira Rodrigues; Maico Tailon Silva da Silva; Weber da Silva Mota; Jefferson Luis Ferreira Moreira
Capítulo 10
A COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL: DESAFIOS E FUNÇÕES
Lucas Ferreira Rodrigues; Luciano Araujo da Costa
Capítulo 11
DESAFIOS DA NOVA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR DIANTE DO ENSINO HIBRIDO
Paulo Sérgio Mendes Barbosa; José Fernando de Lima Júnior; José Olímpio dos Santos; Karla Juliana Pinheiro Melo; Irenilda Ferreira da Silva; Ueudison Alves Guimarães; Cleonice Aguiar de Carvalho; Anair Meirelles Quadrado
Capítulo 12
TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: INDICAÇÕES DO SOFTWARE PHET PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Lucas Ferreira Rodrigues; Weber da Silva Mota; Maico Tailon Silva da Silva; Letícia Reis Aguiar; Luzimar Dos Santos Melo
Capítulo 13
VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DESSA PROBLEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM?
Lucas Ferreira Rodrigues; Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro; Vania de Fatima Tluszcz Lippert; Guilherme Laranjeira Mendonça Oliveira; Renato Souza da Cruz; Marcia Dahmerde Morais
Capítulo 14
ATUAL SITUAÇÃO DE DOCENTES NO ENSINO REMOTO: UMA ABORDAGEM ÉTICA
Davi Milan; Lucas Ferreira Rodrigues
Capítulo 15
O ENSINAR MATEMATICAMENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA CONSTRUÇÃO DE SABERES AO LONGO DA VIDA
Davi Milan; Gênesis Guimarães Soares; Lucas Ferreira Rodrigues
CURRÍCULOS DOS AUTORES
OS ORGANIZADORES
Considerações sobre a obra
ENSINO E APRENDIZAGEM EM DEBATE: CAMINHOS E TENDÊNCIAS PARA O FUTURO EDUCACIONAL
Lucas Ferreira Rodrigues; Andressa Agnes de Assis Silva; José Fernando de Lima Júnior; Davi Milan
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK