ISBN: 978-65-89976-28-8
DOI: 10.5281/zenodo.5980011
Descrição: A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.
A Escola, como principal instituição da educação formal, é um ambiente social no qual as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes e aprendem a conviver em sociedade.
A Educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outras pessoas àquilo que um determinado grupo aprendeu.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Educação, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.
Organizador: Jader Luís da Silveira
Autores: Adeilza Pereira Wanderley; Ailton Siqueira de Sousa Fonseca; Anair Meirelles Quadrado; Anete Alves da Silva Nogueira; Anselmo Felipe Silva Lins; Antônia Lília Soares Pereira; Creuza Pereira da Silva; Débora Ariane Siqueira Nunes; Débora Kelly Maia de Sousa; Denise Pereira da Silva; Edileuza Gomes de Souza; Fernando Ribeiro; Fredy Enrique González; Gabriel Alves dos Santos; Glaucia Maria Costa Trinchão; Iones Lucia da Silva; Jessyca Nayara Pessoa Oliveira da Silva; José Alberto da Silva; Juçara Aguiar Guimarães Silva; Julie Idália Araujo Macêdo; Liliane de Paula Sérgio Santos; Matheus Barbosa Dutra; Nadja Paula da Silva de Assis; Patrícia Vieira; Paulo Augusto Tamanini; Rosane Saraiva Guerra; Sérgio Henrique Barros Corrêa; Suely dos Santos Souza; Tereza Oliveira Sabino; Ueudison Alves Guimarães; Vanessa Vasconcelos Lima; Walena de Almeida Marçal Magalhães.
Capítulos
Capítulo 1
A EDUCAÇÃO EM TRANSIÇÃO, AS INTELIGÊCIAS MÚLTIPLAS E AS PLATAFORMAS ADAPTATIVAS COMO FERRAMENTAS INOVADORAS PARA O “APRENDER A APRENDER”
Anselmo Felipe Silva Lins
Capítulo 2
A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY E A PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO
Juçara Aguiar Guimarães Silva; Patrícia Vieira; Sérgio Henrique Barros Corrêa; Vanessa Vasconcelos Lima
Capítulo 3
ANDRAGOGIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Anair Meirelles Quadrado; Edileuza Gomes de Souza; Ueudison Alves Guimarães
Capítulo 4
INDÍGENAS NA AMÉRICA PORTUGUESA COLONIAL COMO CONTEÚDO DE ENSINO: ENTRE IMAGENS E MEMÓRIAS
Gabriel Alves dos Santos; Paulo Augusto Tamanini
Capítulo 5
ENTRE RETAS E CURVAS: A METÁFORA COMO OPERADOR COGNITIVO NA NARRATIVA HISTÓRICA
Julie Idália Araujo Macêdo; Fredy Enrique González
Capítulo 6
POESIA E ENSINO: CONTRIBUIÇÕES DA POESIA DE ANTÔNIO FRANCISCO À FORMAÇÃO HUMANA
Ailton Siqueira de Sousa Fonseca; José Alberto da Silva; Débora Ariane Siqueira Nunes
Capítulo 7
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Walena de Almeida Marçal Magalhães; Antônia Lília Soares Pereira; Matheus Barbosa Dutra
Capítulo 8
A ABORDAGEM DA ESTATÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Liliane de Paula Sérgio Santos; Creuza Pereira da Silva; Antônia Lília Soares Pereira
Capítulo 9
RELAÇÃO ENTRE CULTURA E EDUCAÇÃO: UMA QUESTÃO DE SEMÂNTICA
Tereza Oliveira Sabino
Capítulo 10
FAMÍLIA, ESCOLA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DE BOLSISTAS DO RESPED NO CONTEXTO REMOTO
Adeilza Pereira Wanderley; Débora Kelly Maia de Sousa; Jessyca Nayara Pessoa Oliveira da Silva; Nadja Paula da Silva de Assis
Capítulo 11
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
Tereza Oliveira Sabino
Capítulo 12
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENFRENTAMENTO À COLONIALIDADE NA EDUCAÇÃO
Suely dos Santos Souza; Denise Pereira da Silva; Glaucia Maria Costa Trinchão
Capítulo 13
MERGULHANDO NA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DAS ALFABETIZADORAS NO RIO GRANDE DO NORTE
Anete Alves da Silva Nogueira; Fredy Enrique González
Capítulo 14
O USO DAS FERRAMENTAS COLABORATIVAS NA EDUCAÇÃO
Anair Meirelles Quadrado; Fernando Ribeiro; Patrícia Vieira; Rosane Saraiva Guerra
Capítulo 15
OS BENEFÍCIOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS
Iones Lucia da Silva
Capítulo 16
A INTEGRAÇÃO DO ENSINO DE PORTUGUÊS COM O DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A LEITURA EM DETRIMENTO DA ESCRITA
Tereza Oliveira Sabino
Capítulo 17
PROTAGONISMO E AUTOGESTÃO DO ESTUDANTE NA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Antônia Lília Soares Pereira; Matheus Barbosa Dutra; Walena de Almeida Marçal Magalhães
CURRÍCULOS DOS AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK