Análise do Comportamento Informacional de Estudantes Natalenses acerca dos Programas e Ações de Acesso ao Ensino Superior do Governo Federal

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-89976-30-1

DOI: 10.5281/zenodo.6174635

Descrição: Com foco nos estudantes dos cursos de direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), tem como objetivo principal entender e analisar o comportamento informacional dos estudantes para obter e compartilhar informação acerca dos programas e ações de acesso ao ensino superior do Governo Federal no Brasil. Se elabora um marco teórico sobre comportamento e práticas informacionais, assim como seus respectivos modelos e as formas de entradas ao ensino superior do governo federal. Para a investigação empírica se utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário composto por questões fechadas, aplicado de forma presencial aos estudantes dos dois cursos das Universidades analisadas. Verificou-se que os alunos da UNI-RN e da UFRN tiveram acesso ao ensino superior por meio do vestibular (ofertado pela própria instituição) e do SISU, respectivamente, o que pode ser um reflexo socioeconômico dos alunos do curso. Observou-se que boa parte dos alunos entrevistados não buscaram informações sobre as alternativas de entradas em ambas as universidades, mas os que realizaram essa busca, a fizeram motivados a conhecer as diferentes opções de acesso ao ensino superior. Constatou-se que a maioria dos alunos obtém informações por meio de redes sociais e que essa via é também a principal forma de compartilhamento de informação. Conclui analisando que os estudantes utilizam bastante as redes sociais para realizar as suas pesquisas. O que pode gerar uma não confiabilidade nas respostas devido à falta de fontes de informações mais concretas. Entendendo o bibliotecário como ponte principal para a disseminação de fontes confiáveis de informação.

Autor: Sebastião Carlos Lima da Silva

Capítulos
Capítulo 1
INTRODUÇÃO

Capítulo 2
REFERENCIAL TEÓRICO

Capítulo 3
METODOLOGIA

Capítulo 4
RESULTADOS

Capítulo 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

APÊNDICE

O AUTOR


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