ISBN: 978-65-89976-21-9
DOI: 10.5281/zenodo.5796486
Descrição: O título da obra “Tópicos em Educação: Docência, Tecnologias e Inclusão - Volume 6” apresenta como eixo comum a Educação, com temas interligados que fazem o processo de ensino-aprendizagem acontecer de forma efetiva e eficaz, abrangendo a docência, as tecnologias e a inclusão.
Assim, a Educação pode e deve ser entendida como um processo em constante movimento, que evolui diariamente com necessidade de participação contínua de todos os envolvidos: os professores, os gestores, os estudantes, os pais e toda a comunidade escolar. A participação de todos proporciona um processo dinâmico, integrador e capaz de mudar uma nação.
Vale ressaltar a participação das práticas docentes para a viabilização do efetivo processo de ensino-aprendizagem, principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus, que fez revolucionar a forma de ensinar, bem como aproximar as tecnologias digitais de comunicação e informação. Se antes da pandemia as tecnologias já eram essenciais para o processo pedagógico, hoje são ferramentas essenciais para docentes e discentes.
Tudo isso ainda com a missão de promover a inclusão, seja ela digital, social, cultural, bem como de alunos integrantes da Educação Especial e Inclusiva. Promover a inclusão mais do que nunca é fator importante, de alto impacto e essencial para a Educação que transforma, que muda vidas e leva a melhoria de um país como um todo.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos da área de Educação, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.
Organizador: Jader Luís da Silveira
Autores: Ana Paula de Souza; Antônia Lília Soares Pereira; Antônio Carlos Barbosa Filho; Cálita Fernanda de Paula Martins; Christiane Corrêa de Oliveira; Claricia Otto; Cleisla Pereira Firmino; Daniel Luizmar Ferreira da Silva; Dayane Trindade de Sousa; Drielen dos Santos Magalhães; Érica de Jesus Portugal; Érica Rost; Erivaneide Araújo de Oliveira; Erivânia de Oliveira Araújo; Fabiano Batista Rodrigues; Fábio Soares Pereira; Felipe Santos da Silva; Gustavo Henrique Silva; Isaque Lima da Silva; João Batista Neves Ferreira; Kamilla Christina Alves; Kariny de Oliveira Paiva; Maria Monielle Salamin Cordeiro Monteiro; Milton Pereira da Silva Junior; Mychaelle da Cruz Valerio; Nilton Lásaro Jesuino; Suelene Vaz da Silva; Tatiana Aparecida Rosa da Silva; Teresinha Luzia Flor; Valdir Rocha Santana; Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz; Walkíria dos Reis Lima; Waquila Pereira Neigrames.
Capítulos
Capítulo 1
APLICATIVO CÍRCULO UNITÁRIO TRIGONOMÉTRICO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO TÉCNICO
Antônia Lília Soares Pereira; Dayane Trindade de Sousa Fábio Soares Pereira
Capítulo 2
REPLICANDO O VOO VIRTUAL: O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO
Isaque Lima da Silva; Kamilla Christina Alves; Suelene Vaz da Silva
Capítulo 3
DOCÊNCIA E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UM RECORTE À LUZ DA LEI 10.639/03
Christiane Corrêa de Oliveira; Valdir Rocha Santana
Capítulo 4
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROFLORESTAL: IMPLANTAÇÃO DE SAF COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA EDUCACIONAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE POSTO DA MATA – BA
Érica de Jesus Portugal; Maria Monielle Salamin Cordeiro Monteiro; Kariny de Oliveira Paiva; Teresinha Luzia Flor; Milton Pereira da Silva Junior
Capítulo 5
FILOSOFIA FRANCISCANA À LUZ DA ECONOMIA ESCRITURÍSTICA DE MICHEL DE CERTEAU
Fabiano Batista Rodrigues; Claricia Otto
Capítulo 6
REFLEXÕES SOBRE A ACESSIBILIDADE DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR PELO PET QUÍMICA IFG
Gustavo Henrique Silva; Mychaelle da Cruz Valerio; Érica Rost; Cleisla Pereira Firmino; Felipe Santos da Silva; Waquila Pereira Neigrames; Tatiana Aparecida Rosa da Silva
Capítulo 7
POLÍTICA DE COTAS E AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DO IFG: COMO OS COTISTAS DO ENSINO MÉDIO SE INSEREM NELAS?
Ana Paula de Souza; Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
Capítulo 8
ANÁLISE EM CONJUNTO DE PROJETO DE ENSINO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Antônio Carlos Barbosa Filho; Daniel Luizmar Ferreira da Silva; Nilton Lásaro Jesuino; Walkíria dos Reis Lima
Capítulo 9
AS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DO SUJEITO SURDO: A AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE PORTUGUÊS ATRAVÉS DO YOUTUBE
Erivaneide Araújo de Oliveira; Erivânia de Oliveira Araújo; João Batista Neves Ferreira
Capítulo 10
PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DO USO DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS
Drielen dos Santos Magalhães; Cálita Fernanda de Paula Martins
Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK