ISBN: 978-65-89976-10-3
DOI: 10.5281/zenodo.5652173
Descrição: O contexto social brasileiro é permeado de desigualdades sociais e falta de oportunidade e no setor educacional não poderia ser diferente o ensino público não oferece subsídios necessários para assegurar o acesso e a permanência dos alunos na escola. No artigo 208 da Constituição Federal encontram – se as obrigações do Estado, no que se refere ao ensino. O transporte escolar entra neste contexto como garantia de escolaridade para as crianças que moram na zona rural. Que apesar dos inúmeros esforços, feito pelo governo federal em criar políticas e incentivos financeiros para a melhoria neste setor pouco foi feito devido à grande burocracia existente em nosso país esse trabalho torna-se moroso e prejudica os usuários do transporte escolar. Na busca por possíveis alternativas este trabalho aborda o contexto histórico sobre a educação no campo e a trajetória do transporte escolar como garantia da educação básica, traz a legislação pertinente ao tema e a realidade atual da educação onde foi realizada a pesquisa empírica. Destacando a qualidade do transporte oferecido, os fatores socioeconômicos, alimentação dos educandos e o trabalho infantil, que interligados entre si podem afetar o desempenho educacional e muitas vezes levar o aluno ao fracasso escolar.
Autora: Rosângela Martins de Oliveira dos Santos
Capítulos
A INTRODUÇÃO
Capítulo 1
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO CAMPO
Capítulo 2
O TRANSPORTE ESCOLAR COMO GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO
Capítulo 3
FATORES QUE PREJUDICAM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO NO CAMPO
Capítulo 4
ANÁLISE DOS RESULTADOS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
A AUTORA
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK