Tenho uma Aluna Surda: Experiências de Ensino de Língua Portuguesa em Contexto de Aula Particular

Editora MultiAtual




ISBN: 978-65-89976-06-6

DOI: 10.5281/zenodo.5546031

Descrição: Nesta Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2000, 2011, 2015; CONNELLY; CLANDININ, 2004), busquei como meu objetivo geral narrar e analisar minha experiência docente de ensino de língua portuguesa para uma aluna surda. Para atingir o objetivo proposto, elaborei algumas indagações para a condução de minha pesquisa: 1) Como pode ser vivida a experiência de ensino de língua portuguesa para uma aluna surda? 2) Quais as implicações das experiências vividas para a construção de meu conhecimento prático pessoal e profissional? O contexto de minha pesquisa foi o espaço das aulas particulares e individuais de língua portuguesa, ministradas para uma aluna surda. As participantes foram uma aluna surda e eu, professora, pesquisadora e participante dessa pesquisa. Como base teórica, fundamentei-me na formação de professores de língua portuguesa para alunos surdos (VIEIRA, 2008; ARAÚJO, 2010; GONDIM, 2011; PEREIRA, 2011; OLIVEIRA, 2014), além das concepções de conhecimento prático profissional (ELBAZ, 1983; SHÖN, 1983; CLANDININ; CONNELLY, 1995; TELLES, 1999). Para compor meus textos de campo, utilizei narrativas escritas por mim, durante e depois das aulas ministradas, como registro de minha prática como professora. Tive, também, como instrumento de pesquisa algumas fotos de atividades produzidas pela aluna. A análise dos textos de campo foi realizada pela perspectiva de composição de sentidos, segundo Ely, Vinz, Anzul e Downing (2001).       Como resultado, compreendi que o fundamental é a aprendizagem que ocorre na relação professora-aluna, e, em meu fazer docente, que eu era uma professora autoritária e estruturalista. Mas, durante a pesquisa, procurei transformar a minha prática e adequar o ensino de língua portuguesa a uma abordagem de língua em uso e a partir da análise e produção de gêneros textuais. Nas tentativas de mudanças, procurei na produção de HQs, no perfil do Facebook e no e-mail modificar minha prática e proporcionar uma aprendizagem atrativa e autônoma para a aluna.

Autora: Elaine Amélia de Morais

Capítulos
Introdução
PRIMEIRAS HISTÓRIAS

Capítulo 1
CAMINHO METODOLÓGICO DE PESQUISA 

Capítulo 2
CAMINHO DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

Capítulo 3
COMPOSIÇÃO DE SENTIDOS DA EXPERIÊNCIA 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

REFERÊNCIAS

ANEXOS

A AUTORA 


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !