ISBN: 978-65-89976-08-0
DOI: 10.5281/zenodo.5565521
Descrição: Chegamos ao 8º e último volume do e-book sobre tecnologias digitais, docência e inclusão. É oportuno agradecer aos dezenas de autores que colaboram para a construção de conhecimento em inúmeras frentes de formação. Foram 106 artigos de excelência que registram acima de tudo a importância de nos ‘movimentarmos’ constantemente na direção dos saberes infindáveis que constituem a escola, a universidade, a docência, a gestão ou a colaboração em geral para a formação profissional e humana.
No volume 8 diversas áreas de conhecimento continuaram a ser contempladas, com diferentes olhares e experiências, colocando em diálogo as múltiplas formas de se ensinar e aprender. Dentre as muitas contribuições que esse volume confere ao campo educacional, merece destaque a aproximação entre a academia e a escola, onde saberes teóricos se misturam a prática.
Os cenários atuais da educação nacional não se mostram muito animadores, contudo, o senso de pertença evidenciado nos trabalhos apresentados ao logo das 8 edições referendam o potencial humano em ressignificar os desafios e em convertê-los em oportunidades, qualificando assim as práticas educativas. Esta obra é, portanto, um símbolo de engajamento pela causa da educação e se soma às reflexões e sistematizações das edições anteriores.
Esperamos que as diferentes obras apresentadas no decorrer desses oito volumes possam reverberar de alguma forma na construção de um ensino cada vez mais qualificado nos diferentes níveis de formação. Entendemos que discutir tecnologias digitais, docência e inclusão não seja algo temporal, ou que tenha sido motivado unicamente em decorrência do cenário da pandemia, é preciso seguir, afinal, ser professor, gestor ou colaborador educacional é, de fato, nunca ‘sair da escola’.
Organizadores: Marcelo Skowronski e Renata Machado Teixeira
Autores: Amilton Rodrigo de Quadros Martins; Antônio André Martins de Souza; Ariane Wisnieski de Oliveira; Bárbara Adelaide Parada Eguez; Bruna Elisabete Vancini; Carla Salomé Margarida de Souza; Carolini Rodrigues Groto Souza; Delmaci Souza da Silva; Eliane Veiga Cabral da Costa; Elizabete Pereira Barbosa; Guibison da Silva Cruz; Helena de Fátima Ramos dos Reis; Joice Maria de Oliveira; Júlia Rodrigues Nunes Café; Keiliane Lopes Correa; Lilian Cristina dos Santos; Magna Aparecida da Silva Matos; Marcelo Skowronski; Marlene Barbosa de Freitas Reis; Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso; Mauro Gomes da Costa; Natália Sandra Santos; Rafaela Virgínia Correia da Silva Costa; Rodrigo Furtado Costa; Ronilda Nunes da Silva; Rozevania Valadares de Meneses César; Sirleide Maria de Souza Custódio Barbosa; Telma dos Santos Lima Apolônio; Thaísa Leal da Silva; Valéria Soares de Lima.
Capítulos
Capítulo 1
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR COM BASE NA PARTICIPAÇÃO DE DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA
Ariane Wisnieski de Oliveira; Helena de Fátima Ramos dos Reis; Marcelo Skowronski
Capítulo 2
A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO ELEMENTO DE ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Bruna Elisabete Vancini; Amilton Rodrigo de Quadros Martins; Thaísa Leal da Silva
Capítulo 3
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO PANDEMICO: REVISÃO BIBLIOGRAFICA SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Antônio André Martins de Souza
Capítulo 4
AS CRIANÇAS DA ZONA FUMAGEIRA DA BAHIA: UMA ESCOLARIZAÇÃO LACUNAR NOS PRIMEIROS ANOS DA REPÚBLICA
Elizabete Pereira Barbosa
Capítulo 5
ALÉM DO CONTEÚDO HÁ A RELAÇÃO INTERPESSOAL: DESAFIOS NO CENÁRIO EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
Joice Maria de Oliveira
Capítulo 6
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A INCLUSÃO: COMO UTILIZAR A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COM ALUNOS AUTISTAS
Rozevania Valadares de Meneses César; Telma dos Santos Lima Apolônio; Rafaela Virgínia Correia da Silva Costa
Capítulo 7
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: HISTÓRICO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Lilian Cristina dos Santos; Carla Salomé Margarida de Souza; Marlene Barbosa de Freitas Reis; Valéria Soares de Lima
Capítulo 8
A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Eliane Veiga Cabral da Costa; Mauro Gomes da Costa
Capítulo 9
PERSPECTIVAS ACERCA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: REFLEXÕES A PARTIR DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Guibison da Silva Cruz; Rodrigo Furtado Costa; Delmaci Souza da Silva; Ronilda Nunes da Silva; Sirleide Maria de Souza Custódio Barbosa; Natália Sandra Santos; Carolini Rodrigues Groto Souza; Keiliane Lopes Correa; Júlia Rodrigues Nunes Café; Magna Aparecida da Silva Matos
Capítulo 10
JOGOS GAMIFICADOS NO ENSINO DE FÍSICA
Bárbara Adelaide Parada Eguez; Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso
BIOGRAFIAS
Currículos dos Autores
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK