ISBN: 978-65-89976-00-4
DOI: 10.5281/zenodo.5313371
Descrição: A Educação é, sem dúvida, fundamental para o desenvolvimento das diferentes estruturas sociais de um país. A ruptura dos métodos tradicionais de ensino, ocorrida com o início das aulas remotas em 2020, coloca os atores que conduzem nossas escolas frente ao desafio/necessidade de, efetivamente, se apropriar das tecnologias digitais e de abordagens que permitam a inclusão nos diferentes cenários.
O 4º volume do e-book sobre tecnologias digitais, docência e inclusão reúne artigos de grande interesse, assinados por pesquisadores e profissionais de diversas áreas e instituições. Aborda temas como: novas tecnologias na Educação Infantil; ensino à distância; gestão educacional; criação de produtos digitais voltados à educação; inclusão e adaptação escolar de alunos com deficiência; abordagens sobre o protagonismo do discente em meio a pandemia; legislação educacional e educação superior.
Se é possível tirar algo de positivo durante o período de pandemia, ao pensarmos o contexto educacional, encontramos respostas nas produções acadêmicas apresentadas do primeiro volume até aqui. É extremamente satisfatório e cativante os resultados das pesquisas e relatos de experiência que emergem diante de um momento histórico tão conturbado envolvendo nossas condições de saúde. Buscar respostas, inovar e produzir conhecimento sempre se constituem bandeiras imperativas para que obtenhamos avanços educacionais, desta forma, é de fundamental importância enaltecer o esforço dos envolvidos nas produções aqui apresentadas.
A verdadeira educação é bem definida como o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades, e todas as discussões apresentadas aqui se aproximam de novos conceitos e práticas do fazer pedagógico. A relevância desta obra é indiscutível - sobretudo no momento atual, em que a sociedade é baseada no conhecimento e o aprendiz destaca-se como agente de mudança.
Esperamos que os diferentes enfoques aqui compartilhados possam contribuir para a continuidade dos estudos e aprimoramentos conceituais e procedimentais dentro do fascinante universo da Educação!
Organizadores: Renata Machado Teixeira e Marcelo Skowronski
Autores: Alex Paubel Junger; Almelina Cássia de Assis Carvalho; Azil dos Anjos Ramos Muniz; Carla Salomé Margarida de Souza; Cristiano Natal Tonéis; Daniela Gomes da Silva; Diógenes Martins Munhoz; Ednei Fernando dos Santos; Eladio Sebastián-Heredero; Elaine aparecida Saraiva Batista; Elisângela dos Santos; Elizete Morgana da Silva; Ezilmara Leonor Rolim de Sousa; Gabriela Arantes Wagner; Geovaldo Oliveira Sena; Geralda Madalena Ramos; Giovana Santana Ribeiro; Gustavo Yoshimi Yamashita; Ivani Regina Rodrigues; Jeanny Nádia Ribeiro de Oliveira; Jeniffer Lambrecht; Jorge de Sousa Santos; Kamila Pagel Ramson; Larissa Moreira Pinto; Lidiane Magalhães da Silva Zorze; Luiz Antônio Soares Falson; Luiz Gustavo Celestino Cintra; Maria Elena Aquino Dutra; Marlene Rodrigues dos Santos; Monica Regina Ferraz do Nascimento; Olga da Silva Serrano; Osmarina Cecília de Carvalho; Rafaela Dias Coutinho; Reginalda Ferreira Louro Cardoso; Rosilene da Silva Costa; Sandra Marisa Rodrigues de Camargo; Sidinei de Andrade; Silvana Soares Guizolfi Vieira; Tiago Regis Franco de Almeida.
Capítulos
Capítulo 1
UM ESTUDO DA GEOMETRIA PLANA COM AS RELAÇÕES GEOMÉTRICAS DA MÁQUINA DE JANSEN
Luiz Gustavo Celestino Cintra; Cristiano Natal Tonéis
Capítulo 2
UMA RESSIGNIFICAÇÃO DE APLICAÇÕES MATEMÁTICAS NA ROBÓTICA
Gustavo Yoshimi Yamashita; Cristiano Natal Tonéis
Capítulo 3
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Luzia Aparecida Martins Frazão; Patrícia Costa Munhoz; Milena de Melo Mendonça; Maria Aparecida de Jesus
Capítulo 4
DOCÊNCIA E PRÁTICA DE ENSINO
Elaine aparecida Saraiva Batista; Giovana Santana Ribeiro; Daniela Gomes da Silva; Elisângela dos Santos; Ivani Regina Rodrigues; Monica Regina Ferraz do Nascimento; Reginalda Ferreira Louro Cardoso; Sandra Marisa Rodrigues de Camargo; Silvana Soares Guizolfi Vieira; Olga da Silva Serrano
Capítulo 5
EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS: UMA VISÃO A PARTIR DA OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Maria Elena Aquino Dutra; Eladio Sebastián-Heredero
Capítulo 6
INCLUSÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Geralda Madalena Ramos; Almelina Cássia de Assis Carvalho; Azil dos Anjos Ramos Muniz; Lidiane Magalhães da Silva Zorze; Jeanny Nádia Ribeiro de Oliveira
Capítulo 7
ADAPTAÇÃO CURRICULAR NA ESCOLA INCLUSIVA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E SEUS REFLEXOS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS
Jorge de Sousa Santos; Carla Salomé Margarida de Souza
Capítulo 8
NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Azil dos Anjos Ramos Muniz; Elizete Morgana da Silva; Marlene Rodrigues dos Santos; Osmarina Cecília de Carvalho; Rosilene da Silva Costa
Capítulo 9
ENSINO À DISTÂNCIA E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Sidinei de Andrade; Alex Paubel Junger
Capítulo 10
FAMÍLIA, EVASÃO E A GESTÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL
Geovaldo Oliveira Sena
Capítulo 11
A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO RECURSO PARA A OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA O PROJETO VIVENDO A ODONTOLOGIA
Ezilmara Leonor Rolim de Sousa; Jeniffer Lambrecht; Luiz Antônio Soares Falson; Larissa Moreira Pinto; Rafaela Dias Coutinho; Kamila Pagel Ramson
Capítulo 12
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NO CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO PARA PADRONIZAÇÃO DO ATENDIMENTO ÀS TENTATIVAS DE SUICÍDIO
Tiago Regis Franco de Almeida; Diógenes Martins Munhoz; Ednei Fernando dos Santos; Gabriela Arantes Wagner
BIOGRAFIAS
Currículos dos Autores
OS ORGANIZADORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK