ISBN: 978-65-995169-4-8
DOI: 10.5281/zenodo.5090676
Descrição: O segundo volume da obra “Abordagens em Educação: Tecnologias Digitais, Docência e Inclusão” aborda temáticas relacionadas com a educação, utilização de tecnologias digitas e os processos inclusivos. Agrega relevantes contribuições para pensar a materialização do saber inclusivo, democrático e digital.
Além de temas como a comunicação assíncrona, o espaço cibernético, formação de professores, educação inclusiva, clima organizacional, aprendizagem significativa e o letramento digital, a obra conta com uma multiplicidade de saberes contemplados pela Educação Física, Pedagogia, Sociologia, Filosofia e Língua Portuguesa, o que possibilita a ampliação do olhar sobre o fazer pedagógico.
Por acreditarmos no caráter dinâmico do saber científico e no movimento de transformação dos sujeitos como fruto das relações sociais mediadas, compartilhamos esse volume com a expectativa de que possa contribuir e fomentar reflexões e práticas direcionadas à edificação da educação que acolhe, reconhece e enfrenta as diferenças presentes em seu contexto. Reforçamos também a importância de uma educação que constrói das mais diversas maneiras suas práticas digitais, tão importantes e decisivas nesse período de enfrentamento da Covid- 19.
Convidamos o (a) leitor (a) a desarmar-se dos seus mitos quanto ao uso da tecnologia e às possibilidades de aprendizagem dos sujeitos, para que possa experimentar aqui, juntamente com os autores, um novo gosto pelo conhecimento, onde ciência e valores dialogam em busca de melhores condições de fomento à pesquisa, estudo, ensino e aprendizagem. Nesse percurso, a partir de diferentes enfoques, poderá transitar nessas redes de possibilidades que constituem a obra.
Organizadores: Marcelo Skowronski e Renata Machado Teixeira
Autores: Alexandre Meneses Chagas; Ana Cláudia Oliveira da Silva; Camilla Karen de Menezes e Silva; Claudia Lucia Landgraf Valério; Dênia Paula Gomes Oliveira; Ediana de Morais Rodrigues; Edvania Cordeiro dos Santos; Elizane Gomes do Espirito Santo Taques; Epaminondas de Matos Magalhães; Eveline Torres Pereira; Evyane Sampaio Serapião Rodrigues; Fabíola da Costa Soares; Francisca Inácia da Silva Ribeiro; Graciele Alves da Silva; Heládio Soares da Silva; Iolanda Silva Oliveira; Jéssica Lorrayne Ananias da Silva; José Daniel Vieira Santos; Jucelma Lima Pereira Fernandes; Júlia Alessandra Machado de Castro; Juraci Rodrigues Falanqui; Lara Cristina Lara; Leonardo Luis de Freitas; Lígia Bocalon Salvini; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Luciana Ferreira dos Santos; Marcelo Skowronski; Márcia de Souza Damasceno; Márcia Santos Vedovato; Marinalva Reginaldo Santos; Merielle Maria Ramos Freitas; Rayssa Feitoza Felix dos Santos; Sandra Arnaldo de Amorim Lima; Sandra Moreno de Assis; Silvano Barbosa Soares; Sirlene Lemes de Moraes Silva; Sueli de Souza Silva; Vanilda Divina Almério Bistaffa; Viviane Alves Jorge; Weslene da Silva Santos.
Capítulos
Capítulo 1
PERCURSOS E PERCALÇOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO REMOTO
Marcelo Skowronski
Capítulo 2
A ESCOLA E A POLÍTICA COMO FERRAMENTA DE REGULAÇÃO SOCIAL
Jucelma Lima Pereira Fernandes; Jéssica Lorrayne Ananias da Silva; Júlia Alessandra Machado de Castro
Capítulo 3
A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR NO CAMPO
Silvano Barbosa Soares; Ediana de Morais Rodrigues; Marinalva Reginaldo Santos; Evyane Sampaio Serapião Rodrigues; Lígia Bocalon Salvini
Capítulo 4
A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO VISUAL
Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Luciana Ferreira dos Santos; Elizane Gomes do Espirito Santo Taques; Sueli de Souza Silva; Sandra Moreno de Assis
Capítulo 5
CLIMA ORGANIZACIONAL DA GESTÃO ESCOLAR
Iolanda Silva Oliveira; Juraci Rodrigues Falanqui; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Ana Cláudia Oliveira da Silva
Capítulo 6
CRIAÇÃO E USO DO LAPBOOK NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Merielle Maria Ramos Freitas; Heládio Soares da Silva; Fabíola da Costa Soares; Lara Cristina Lara; Graciele Alves da Silva; Leonardo Luis de Freitas
Capítulo 7
VIVÊNCIAS NO PERÍODO DE PANDEMIA NA CRECHE E A POSSIBILIDADE DO USO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES
Weslene da Silva Santos; Francisca Inácia da Silva Ribeiro
Capítulo 8
A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO NA ESCOLA DE ENSINO REGULAR E O RETROCESSO
Viviane Alves Jorge; Vanilda Divina Almério Bistaffa; Márcia Santos Vedovato
Capítulo 9
WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS: USO E SUAS IMPLICAÇÕES
Edvania Cordeiro dos Santos; Rayssa Feitoza Felix dos Santos
Capítulo 10
A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO DISPOSITIVOS EFICAZES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Sandra Arnaldo de Amorim Lima; José Daniel Vieira Santos; Alexandre Meneses Chagas
Capítulo 11
O IMAGINÁRIO SOCIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇAO FÍSICA SOBRE A DEFICIÊNCIA: ALGUNS ELEMENTOS
Dênia Paula Gomes Oliveira; Eveline Torres Pereira
Capítulo 12
O ENSINO DE ARTE E O FAZER ARTÍSTICO EM AMBIENTE REMOTO
Camilla Karen de Menezes e Silva; Márcia de Souza Damasceno; Sirlene Lemes de Moraes Silva; Claudia Lucia Landgraf Valério; Epaminondas de Matos Magalhães
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK